3 cores e formatos para estimular a alimentação saudável do seu filho
Estimular a alimentação saudável do seu filho é uma tarefa muito importante, pois garantirá que a criança cresça e se desenvolva longe de problemas de saúde, como colesterol alto ou diabetes. Mas, em um mundo repleto de doces e fast-food, incentivar as crianças a comerem bem é uma missão que exige bastante dedicação dos pais.
De acordo com o estudo liderado pelo Imperial College de Londres e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade infantil atinge atualmente dez vezes mais crianças e adolescentes do que na década de 1970.
Esse é um dado bastante preocupante, que confirma a importância de mudar rapidamente os hábitos. Muitas vezes, as crianças dizem não gostar dos alimentos sem ao menos prová-los. A repulsa por verduras e legumes é bastante comum na infância, mas com o apoio dos pais esse cenário pode mudar.
Usar cores e formatos para estimular a alimentação saudável do seu filho é uma boa alternativa. Mostraremos a seguir algumas dicas para você começar a aplicar hoje mesmo em casa. Confira!
1. Crie brincadeiras com os alimentos
Uma das primeiras dicas para estimular a alimentação saudável do seu filho é aproximando o pequeno dos alimentos de maneira divertida. Uma das brincadeiras que os pais podem desenvolver em casa é pegar revistas e jornais e recortar figuras dos alimentos.
Depois de fazer esses recortes em parceria com a criança, os pais podem colar as imagens em folhas em branco e convidar a criança para escrever o nome de cada alimento. Em seguida, os pais devem conversar com o filho sobre o sabor dos alimentos, estimulando a curiosidade da criança em prová-los.
2. Faça pratos coloridos
As crianças são bastante visuais, por isso, montar um prato colorido e com formas engraçadas, por exemplo, uma carinha sorrindo, é uma maneira eficiente de estimular a alimentação saudável do seu filho.
A família pode usar a criatividade para elaborar todas as refeições, do café da manhã até o jantar. As frutas e os legumes são ideais para isso, pois além de serem saudáveis eles trazem cores vibrantes e formatos bem diversificados, que irão despertar o interesse das crianças.
3. Apresentar alimentos pequenos é uma forma de estimular a alimentação saudável do seu filho
Mais uma maneira criativa de estimular a alimentação saudável do seu filho é trazendo para a mesa os alimentos em miniatura ou cortados em pedaços bem pequenos. Essa é uma estratégia valiosa, pois as crianças pensam que os alimentos menores foram feitos especialmente para elas, incentivando a degustação.
É possível comprar folhas de rúcula e cenouras na versão baby. Os ovos de codorna também podem incrementar os pratos, tornando-os mais atraentes para as crianças por conta do formato e do tamanho.
Mostramos no artigo de hoje 3 dicas para estimular a alimentação saudável do seu filho, utilizando cores e formatos diversificados. Com criatividade e mudando alguns hábitos do dia a dia é possível incentivar as crianças a saborearem frutas, verduras e legumes.
Se você já adotou alguma dessas técnicas em sua casa, conte para nós a sua experiência e como os seus filhos receberam essa novidade.
Escrito por:
Ana Cintia Matos