3 dicas para estimular a rotina de estudos do seu filho

estimular a rotina de estudos do seu filho
A tarefa de estimular a rotina de estudos do seu filho não é tão simples, principalmente quando a criança ou o jovem apresenta alguma resistência para se concentrar nos estudos. Isso geralmente ocorre quando o filho não tem uma rotina organizada, com horários fixados para cada atividade. Sendo assim, quando não é mais possível procrastinar os estudos, o aluno encontra sérias dificuldades para se manter atento às atividades, pois já está cansado após ter se dedicado ao lazer.
Se essa é a realidade em sua casa, nós te convidamos para conferir este artigo até o fim, pois iremos mostrar as 3 dicas para estimular a rotina de estudos do seu filho, garantindo um melhor desempenho do estudante no colégio.

1. Organize a agenda da criança

As crianças, assim como os adultos, têm uma rotina repleta de atividades. Porém, na escala dos filhos, a diversão vem sempre em primeiro lugar, deixando os estudos no fim da lista. Por isso, para estimular a rotina de estudos do seu filho, é fundamental organizar a agenda da criança, estabelecendo horários fixos para a realização da lição de casa, trabalhos e para a preparação para as provas.
No início, pode parecer difícil o filho seguir esse planejamento. Mas, para motivá-lo, é interessante que a família acompanhe esse processo de adaptação. Sempre que a criança cumprir com os combinados, é importante os pais valorizarem o empenho. Caso o filho se esqueça dos horários no início, a família pode programar o envio de lembretes via smartphone ou mesmo colocar bilhetinhos nos locais da casa em que o filho sempre passa.
Aos poucos, os horários serão internalizados e a missão de estimular a rotina de estudos do seu filho se tornará mais simples.
estimular a rotina de estudos do seu filho

2. Converse com o seu filho em casos de repulsa

Muitas vezes, os pais se deparam com situações nas quais é difícil saber como agir para ajudar o filho. Especificamente sobre os estudos, podem ocorrer momentos de repulsa às atividades propostas pelos educadores do colégio.
Em vez de dar broncas na criança, a dica para estimular a rotina de estudos do seu filho é conversar com ele para entender o motivo desse bloqueio. Em boa parte dos casos, o aluno não conseguiu compreender a matéria na aula regular e, por isso, não quer realizar as tarefas de casa e nem estudar a disciplina. Conhecendo o problema, os pais podem buscar o apoio dos professores para que o filho esclareça as suas dúvidas e consiga superar as dificuldades de aprendizagem.

3. Acompanhar as tarefas de casa é uma das formas de estimular a rotina de estudos do seu filho

Por mais que o tempo seja curto, é importante que os pais separem alguns minutos diários para acompanhar os filhos na realização das atividades de casa. O papel da família é o de incentivar o pensamento autônomo do filho e guiá-lo para as descobertas, sem fornecer a ele as respostas prontas.
Esse suporte é fundamental para estimular o jovem a dar o melhor de si nos estudos, pois ele sabe que os pais se preocupam com o seu aprendizado e valorizam muito o seu empenho.
Você conferiu no artigo de hoje do nosso blog as 3 dicas para estimular a rotina de estudos do seu filho, auxiliando na formação integral do aluno. Para saber mais sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, nós te convidamos para ler em nosso blog o post que mostra o papel dos pais no desenvolvimento do filho nos primeiros anos escolares.
 

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: