Confira os benefícios de aprender uma segunda língua desde a infância

Colégio Boa Viagem Confira os beneícios de aprender uma segunda língua desde a infância
Aprender uma segunda língua é praticamente indispensável nos dias de hoje. A comunicação entre países é cada vez maior e um segundo idioma é condição exigida em muitas áreas profissionais. Em vez de deixar o bilinguismo para a fase adulta, entretanto, é possível estimular o aprendizado de um novo idioma desde a infância.
Além de benefícios relacionados ao idioma em geral, essa atitude também traz benefícios para o desenvolvimento infantil como um todo. A seguir, conheça quais são os benefícios desse aprendizado realizado desde cedo.

Aprender uma segunda língua desde a infância acelera a fluência

Quando um indivíduo aprende uma segunda língua desde a infância, significa que esse aprendizado é incorporado ao seu desenvolvimento cognitivo e ao próprio conhecimento da língua materna. Isso diminui a exposição a vícios de linguagem e a bloqueios de aprendizagem e também evita que a absorção de conhecimentos seja um problema.
Como resultado, quando uma segunda língua é ensinada desde a infância a fluência vem mais rapidamente. Uma criança de três anos que é alfabetizada em inglês e português, por exemplo, falará como um nativo de maneira muito mais fácil do que um adolescente de 15 anos ou um adulto de 40 anos.
A proficiência no idioma, portanto, cai conforme aumenta a idade. Assim, quem começa a aprender a língua mais jovem tem mais chances de se tornar fluente em menos tempo.

Estimula o uso do cérebro e seu desenvolvimento

Aprender uma segunda língua desde a infância também faz com que a criança tenha o seu cérebro estimulado a se desenvolver mais rapidamente. Como aprende tudo dobrado, o resultado é que o cérebro faz muito mais conexões e tem muito mais informações para processar.
Além disso, a aprendizagem de outra língua estimula a curiosidade infantil, que começa a aplicar os seus conhecimentos no dia a dia. Inclusive, ensinar uma segunda língua pode ser benéfico mesmo para o idioma materno — nesse caso, o português.
Mesmo que de maneira inconsciente a criança passa a identificar e reconhecer melhor o português como um sistema de comunicação, reforça seus laços com o idioma e tem mais facilidade para se comunicar como um todo.
colegio-boa-viagem

Favorece a atenção e o foco da criança em uma atividade

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, revelou que o bilinguismo ajuda a aumentar a atenção e a memória, especialmente a memória recente. Basicamente, falar outra língua faz com que o indivíduo tenha mais foco para utilizar corretamente as linguagens em momento adequado e melhor memória para armazenar as informações continuamente aprendidas.
Para crianças, isso é ainda mais importante já que não são poucos os casos de crianças que têm algum problema com desvio de atenção e falta de foco. Assim, aprender uma segunda língua desde a infância pode reduzir os impactos que a falta de atenção pode gerar na vida de crianças e em seu aprendizado.

Expõe a criança a uma nova cultura e a novas possibilidades

O mundo está cada vez mais globalizado e criar cidadãos do mundo é uma forma de garantir que a criança tenha mais oportunidades quando crescer. Com isso, um dos benefícios de aprender uma segunda língua desde criança consiste no fato de que a criança passa a estar exposta a uma nova cultura.
Ao ouvir músicas em inglês, ao assistir desenhos em inglês e ao conhecer mais sobre o idioma, por exemplo, a criança também vai entender um pouco mais sobre o processo cultural de países que falam nativamente o idioma.
Futuramente, isso permitirá que a criança tenha acesso mais fácil a essas novas culturas, seja por meio do consumo de suas produções artísticas ou por meio de viagens e estudos que envolvam o idioma.
Os benefícios de aprender uma segunda língua desde a infância vão desde o favorecimento da fluência, que acontece mais rapidamente, até a exposição a novas culturas. Assim, crianças que aprendem um segundo idioma desde cedo não apenas têm mais conhecimento, e também são mais atentas, têm memória melhor e são mais abertas ao conhecimento em geral.
Deixe nos comentários sua opinião sobre o bilinguismo desde cedo e participe do debate! Confira mais dicas de informações no nosso blog!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: