Por que buscar um colégio que aplica em sala de aula a educação nutricional?

Colégio Boa Viagem Porque buscar um colégio que aplica em sala de aula a educação nutricional
A educação nutricional é um tema que está sendo cada vez mais abordado na realidade das pessoas em todo o mundo. Sabemos, atualmente, que a alimentação tem um papel primordial na manutenção da saúde de qualquer pessoa, em qualquer faixa etária, e que, por causa dos avanços da indústria alimentícia, muitos de nossos hábitos alimentares foram prejudicados significativamente. Reaprender a comer de maneira saudável e mais natural, portanto, é uma tarefa que precisa ser realizada passo a passo, para garantir os bons resultados na saúde e qualidade de vida de cada um. 
Colégios que têm a educação nutricional como uma das metas de aprendizados de seus alunos, podem oferecer diversos benefícios para a qualidade de vida de cada um deles – e até mesmo de suas famílias.
Confira, neste artigo, alguns motivos para você optar por buscar um colégio que aplica a educação nutricional em sala de aula.

A importância da alimentação no desenvolvimento infantil

A alimentação tem um papel muito importante no desenvolvimento infantil, afinal, enquanto crianças é que desenvolvemos o organismo e as reações cognitivas para a vida adulta. Crianças que apresentam alimentação irregular – seja ela ineficiente ou excessiva – podem ser adultos com problemas físicos, metabólicos ou cognitivos no futuro e, por isso, a atenção com o que as crianças usam para se alimentar é tão importante.
O papel do colégio e da escola, sempre em parceria com os pais, é portanto indispensável para auxiliar na formação de bons hábitos alimentares nos alunos, visto que eles passam boa parte de sua rotina dentro do ambiente escolar.

Incentivo para as crianças adaptarem seu paladar a novos sabores

Quando a escola investe em educação nutricional, as crianças aprendem a se adaptar a novos sabores e curiosidades que podem surgir diariamente quando o assunto é alimentação. Crianças podem enfrentar uma dificuldade maior para apreciar alimentos “mais saudáveis” porque elas se sentem inseguras ao saborear algo que não conhecem ou não estão adaptadas.
Ao conviverem, diariamente, com esses diferentes produtos, mesmo que apenas durante uma aula ou um lanche coletivo oferecido pelo professor, a possibilidade de adaptarem seu paladar a esses novos sabores é ainda maior.
educação nutricional

Maior compreensão do que “faz bem” e “faz mal” para a saúde

A educação nutricional também tem um papel importante na construção da compreensão da criança do que faz bem e faz mal para a saúde, quando o assunto é alimentação. Por isso é tão importante que elas conheçam como o açúcar atua no nosso corpo, a gordura e até mesmo o excesso de calorias em uma determinada refeição.
Além do lado negativo, as crianças também aprendem a valorizar aquilo que pode fazer bem para a sua saúde, como o consumo de frutas, vegetais, legumes e refeições frescas.

Jovens saudáveis serão adultos saudáveis

Talvez um dos melhores motivos para buscar um colégio que investe na educação nutricional é a possibilidade de ajudar a criar jovens saudáveis que, no futuro, serão adultos saudáveis e com menos problemas de saúde. É exatamente por essa influência da alimentação infantil na saúde do adulto que muitas campanhas de saúde pública focam na qualidade das refeições que oferecemos para as crianças. Os colégios e escolas, portanto, podem – e devem – participar dessa orientação.

A educação nutricional pode ser aproveitada em casa

É claro que a educação nutricional também pode trazer bons frutos para o ambiente doméstico, visto que o aluno levará todo o aprendizado para a mesa de refeições da sua casa. A procura por alternativas mais saudáveis – e até a cobrança para que os pais também invistam em refeições mais equilibradas – se tornará um hábito cada vez mais comum em crianças e jovens que têm esse estímulo no ambiente escolar. 
Você conhece colégios e escolas que investem em educação nutricional? Você acha que esse é um ponto importante para ser valorizado no ambiente escolar? Compartilhe conosco sua opinião sobre o assunto!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: