Como impor limites aos filhos? Veja 5 dicas
Impor limites aos filhos é uma das tarefas mais importantes da vida de qualquer pai ou mãe — e, provavelmente, uma das mais desafiantes. Crianças precisam aprender desde pequenos como funcionam as regras e os limites, para que possam crescer como adultos com melhor noção de coletividade, respeito e vida em sociedade.
Mas você sabe como impor limites aos filhos? Abaixo separamos algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa.
1. Seja firme nas suas decisões
Muito provavelmente uma das piores falhas cometidas por pais que pretendem impor limites aos filhos é nem sempre conseguir ser firmes em suas decisões. Na grande maioria das vezes, especialmente após ver os filhos se sentirem arrependidos de determinadas ações, os pais fraquejam na hora de cumprir promessas ou de manter um acordo que foi feito com a criança no momento da imposição do limite.
Não importa como você se sinta quando perceber que seu filho aprendeu com o limite dado, jamais abra mão das consequências que você estabeleceu quando iniciou a “bronca”. Somente assim eles vão compreender que suas ações têm consequências e que nem sempre elas serão positivas.
2. Evite “subornar” seus filhos
Nunca suborne seu filho para conseguir que ele respeite uma regra estabelecida por você. O suborno pode ser algo simples, como oferecer um doce caso ele cumpra alguma tarefa, ou prometer algo maior — como um presente ou uma viagem — caso ele respeite uma decisão tomada por você.
Quando a criança entende que é possível ganhar um suborno em troca de uma atitude desejada por parte dos pais, a sua tarefa de impor limites aos filhos se tornará ainda mais difícil, visto que ela não vai aceitar se comportar quando não houver uma contraproposta.
3. Ameaças não ajudam a impor limites aos filhos
A ameaça deve ser uma prática que não pode ter vez na relação entre pais e filhos, afinal, ninguém reage de maneira positiva a uma agressão — mesmo que verbal. Por isso, se você tem o costume de impor limites aos filhos com a ajuda de ameaças de castigo, saiba que sua tarefa de ensiná-lo a ser uma pessoa melhor está falhando significativamente.
Sabemos que as ameaças podem sair em um momento de fúria, quando a criança está em uma situação difícil de ser controlada, entretanto, é preciso aprender a ter controle emocional e retirá-la da sua relação com seu filho sempre que possível.
4. Punições não são o melhor caminho
Da mesma maneira que ameaças não funcionam bem na estratégia de ensinar limites às crianças, punições também podem ser uma maneira inadequada de dar educação para seus filhos.
Punições não são apenas castigos, mas também cortar alguma atividade divertida da rotina, evitar manter uma boa relação com seu filho durante o período da bronca ou até mesmo não permitir que ele encontre com os amigos ou brinque com seu brinquedo favorito.
A punição deve ser substituída por uma conversa franca e uma reflexão sobre o que foi aprendido após o momento que o limite for imposto. Crianças reagem melhor ao que é aprendido de maneira positiva e a punição pode apenas deixá-la mais traumatizada e teimosa quando a situação voltar a ocorrer.
5. Estabeleça regras e obedeça todas elas
A melhor maneira de aprender a respeitar os limites é, obviamente, viver sob algumas regras. Por isso, na sua rotina em casa, regras precisam ser estabelecidas e obedecidas diariamente por todos os membros da família. Determine a hora de dormir, de fazer dever de casa, de comer, de se divertir e até mesmo de passar mais tempo com os pais e os irmãos. Quanto mais seu filho entender que as regras são maneiras simples de ajudá-lo a otimizar suas atividades e conviver melhor com seu tempo, mais ele irá respeitá-las em âmbitos ainda maiores.
Como você faz para impor limites aos filhos? Conte para a gente um pouco sobre suas dificuldades e conquistas!
Escrito por:
Ana Cintia Matos