Conheça os benefícios do ensino bilíngue e como ele ajuda no desenvolvimento do seu filho

benefícios do ensino bilíngue
Saber se comunicar bem em outra língua traz uma série de vantagens no mundo globalizado em que vivemos. Um futuro profissional promissor, maior aquisição de informações e o pleno entendimento do que é falado em filmes e músicas são só algumas delas.
Muitos pais têm reconhecido a importância desse cenário e procurado inserir seus filhos nessa nova realidade, por meio do aprendizado de um novo idioma. E isso pode ser feito dentro da própria escola, desde a educação básica.
O processo apresenta alguns desafios, mas os resultados no desenvolvimento da criança são excelentes. Continue a leitura para conhecê-los e ainda entender quais são os benefícios do ensino bilíngue no desenvolvimento do seu filho!

Desenvolve a inteligência

A criança que tem conhecimento de uma nova língua pode desenvolver ainda mais sua inteligência. Isso acontece porque o estímulo do aprendizado faz com que as células nervosas do cérebro trabalhem melhor para executar tarefas mais rapidamente.
Além disso, essa é uma ótima maneira de aumentar o vocabulário e contribuir para uma boa oratória. A criança bilíngue passa a reconhecer mais significados, a avançar cognitivamente e a aguçar a capacidade de interpretação. Até mesmo o hábito de leitura é estimulado.

Retarda o envelhecimento do cérebro

Dentre os benefícios do ensino bilíngue, este provavelmente é o mais curioso: o cérebro envelhece de forma mais lenta ao fazer uso de mais de um idioma em seu cotidiano. Sendo assim, a criança que tem esse estudo obterá sempre bons resultados em provas que precisam de foco e atenção.
Essa vantagem ainda refletirá positivamente no seu futuro, pois pessoas bilíngues apresentam mais chances de atrasar ou evitar o desenvolvimento de doenças mentais, como o Alzheimer.
benefícios do ensino bilíngue

Estimula a memória

Quanto mais se trabalha o cérebro, mais produtivo ele se torna. Por isso, o estímulo da memória é mais um dos benefícios do ensino bilíngue que ajudam no desenvolvimento do seu filho.
Aprender uma língua diferente exercita a memorização, já que a criança precisa entender regras gramaticais, assimilar novos sons e ainda registrar palavras novas. O fluxo de atividades permite que as informações sejam processadas com mais agilidade e que a compreensão ao receber novos dados seja quase que imediata.

Trabalha a percepção, a atenção e a criatividade

As crianças bilíngues geralmente são mais atenciosas, pois precisam aprender a lidar bem com dois idiomas diferentes e saber qual é o momento certo de usar cada um deles. Elas também começam a filtrar as informações, pois desenvolvem a percepção sobre o que é importante e o que pode ser deixado de lado.
Falar outro idioma desde pequeno também ajudará a trabalhar a criatividade, já que a criança precisa exercitar a associação de palavras e termos. E ainda reconhecer a abordagem correta para as mais variadas situações.

Os benefícios do ensino bilíngue na compreensão da língua materna

Muitos pais têm medo de que a criança submetida ao aprendizado de duas línguas ao mesmo tempo possa ficar confusa ou ter a compreensão interrompida. Mas isso não é verdade.
Criança que lida com mais de um idioma consegue entender ainda melhor sua língua materna. Afinal, quando se está exposto a conjugações, estruturações de sentenças e ortografia totalmente diferentes, é possível separar e entender suas particularidades.
Lembre-se de escolher uma escola que auxilia na autoconfiança de seu filho, já que, no começo do aprendizado, podem surgir dificuldades de comunicação e pronúncia. Ele não deve ser desestimulado em momento algum ao se deparar com esses impasses.
E então, o que achou de todos esses benefícios do ensino bilíngue para o desenvolvimento de seu filho? Se você gostou e pretende adotar essa prática, deixe um comentário abaixo e conte para nós!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: