4 dicas de como estimular a autoestima da criança
O poder que um pai e uma mãe tem sobre a autoestima de suas crianças é algo inacreditável. Para os filhos, os pais são as primeiras e mais importantes referências em tudo. Espelhar-se aos seus exemplos é algo que parece sempre ser positivo.
Sem querer, da mesma forma que ajudam, os pais também podem contribuir para a baixa-estima de um filho e, por esse motivo, devem ficar atentos às suas próprias ações. É com bons exemplos que se pode estimular a autoestima de uma criança e há maneiras bem práticas de se fazer isso. Citamos quatro exemplos no post. Confira!
Demonstre carinho todos os dias
Abraçar e dizer que ama seus filhos todos os dias ajuda bastante a estimular a autoestima deles. A infância e a adolescência são fases das nossas vidas onde as dúvidas e descobertas são sempre constantes. Os sentimentos são sempre imediatos, mas nunca passageiros quando alimentados frequentemente.
Evite deixar seu filho com dúvidas sobre o quanto você o ama e o quanto ele é importante para a sua vida, mesmo que, às vezes, as suas rotinas se desencontrem um pouco.
Respeite todos os sonhos do seu filho
Quantas vezes, quando era criança, você quis ser um bombeiro, um médico, uma modelo ou uma apresentadora de tv? Qual, de todos esses sonhos de infância, permaneceram ao longo dos anos? Essa projeção de futuro é comum em qualquer pessoa e com a sua criança não poderia ser diferente.
Respeite todos os sonhos do seu filho e jamais diga que algum deles é impossível ou bobo. Sempre sorria, aja com sinceridade e converse com ele sobre essas questões. Deixe-o também sempre confortável sobre o quanto mudar de sonhos é normal e você o apoiará em todos.
Reforce a ideia de aceitação pessoal para estimular a autoestima da criança
Quantas vezes uma criança não se sente desestimulada por não se sentir confortável com sua aparência ou o jeito de ser? Esses sentimentos são cada vez mais comuns em meninos e meninas de hoje.
A tecnologia tem proporcionado um contato muito maior com o mundo e bem mais cedo do que há 10 ou 15 anos, o que faz também com que os comportamentos mudem em relação às gerações passadas.
Ajude a estimular a autoestima do seu filho sempre reforçando a ideia de que ele é perfeito exatamente como é. Repita sempre que cada pessoa é única e especial. Ele com certeza se sentirá bem mais seguro e amado.
Mostre mais segurança para seu filho
Repita sempre que possível o quanto ele pode sempre contar com você. Mesmo que ele pense que você brigará ou não aprovará alguma atitude tomada, mostre que ele pode contar com seu apoio. Esse comportamento além de estimular a autoestima ainda ajuda a aproximar mais a criança dos pais. Com o tempo você perceberá como a conversa entre vocês fluirá de forma sincera, natural e sem segredos ou medos.
Estimular a autoestima não é uma tarefa fácil, mas com atenção você consegue fazer isso. O segredo sempre está na boa conversa e na participação na vida da criança. Ainda tem dúvidas sobre como agir em alguns momentos? Confira em nosso blog outros posts sobre comportamento e muito mais!
Escrito por:
Ana Cintia Matos