4 formas de ensinar limite aos filhos
Os pais possuem uma série de incumbências quando se trata da educação das crianças. Uma das tarefas mais árduas é a de ensinar limite aos filhos. Com o passar do tempo, as crianças vão conhecendo o ambiente em que vivem e começam a desenvolver preferências por certas atividades e quando são contrariadas acabam chorando, gritando ou ficando amuadas com os limites impostos pelos pais.
Esses comportamentos costumam ser bastante criticados, principalmente quando a criança está em um ambiente com pessoas fora do seu convívio diário. Mas, para ajudar os pais a ensinar limite aos filhos, listamos no artigo a seguir quatro formas eficientes de fazer a criança entender e seguir as regras apresentadas pela família. Confira!
1. Insira os limites desde os primeiros anos de vida
Os bebês esbanjam fofura e é difícil imaginar ensinar limite aos filhos nessa fase. Porém, quanto mais cedo as crianças forem inseridas em um ambiente de normas e acordos, mais fácil será a internalização desses limites. Com os pequenos de até seis meses, o primeiro contato com as regras são os horários de banho e de mamar. Posteriormente, dos 12 meses aos dois anos, as crianças já começam a perceber as pessoas ao seu redor e têm o primeiro contato com a palavra não. Nessa fase, os pais começam a ensinar limite aos filhos, principalmente relacionados à segurança dos pequenos.
Por exemplo, ao se aproximar da tomada, os pais dizem não para a criança, pois aquele é um lugar perigoso. Apesar dessa imposição de limite, os pais não podem confiar que o filho não voltará a procurar pela tomada apenas por eles terem dito que não. A curiosidade infantil pode superar o limite imposto pela família, então, em situações desse tipo é extremamente necessário afastar ou vedar o que causa perigo para a criança e continuar enfatizando que ali não é um local para ela mexer.
2. Converse e explique os limites para os filhos
Quando as crianças já estão com a fala bem desenvolvida, por volta dos três anos, os pais se deparam com uma fase um pouco mais difícil de ensinar limite aos filhos, pois eles já começam a argumentar e a questionar as regras. Nesse momento, é importante conversar com a criança e explicar de forma mais elaborada os motivos que ela não pode fazer determinadas coisas. Essa também é uma oportunidade para repassar para os pequenos valores morais e conceitos de bem-estar que envolvem eles próprios e as pessoas que estão ao seu redor.
3. Evitar as recompensas é uma forma de ensinar limite aos filhos
Na difícil trajetória que é ensinar limite aos filhos, muitos pais acabam utilizando maneiras não tão efetivas de fazer com que os filhos façam o que eles pedem e respeitem os limites estipulados. Uma dessas maneiras é dando recompensas para que a criança siga as suas recomendações.
Essa não é uma ação que deve ser seguida para ensinar limite aos filhos de forma significativa, pois os pais se tornam “reféns” dos mimos e as crianças só farão algo quando tiverem uma recompensa. Nesses casos, o limite não é ensinado para o filho, mas, sim, um comportamento errado de que tudo o que ele faz precisa ter algo em troca.
4. Deixe as ameaças de lado
Outra forma importante de ensinar limite aos filhos é evitando fazer ameaças para a criança. Ao colocar o pequeno em uma situação de escolha, como “se você não arrumar os brinquedos agora não iremos visitar seu colega!”, os pais estão dando margem para a criança escolher por uma coisa ou outra, e caso ela opte por não ir visitar o colega, os pais ficarão sem argumentos para pedir que a criança organize os brinquedos.
Além disso, muitas das ameaças com intuito de ensinar limite aos filhos são criadas de imediato pelos pais e dificilmente são cumpridas, o que faz a criança não acreditar no que está sendo imposto a ela.
O melhor caminho é conversar, fazer o filho compreender que naquele momento ele precisa organizar seus brinquedos e que você conta com a colaboração dele para manter a rotina da casa em ordem. Ao valorizar a participação da criança na dinâmica da família, ela internalizará com mais facilidade os limites ensinados pelos pais.
Tem alguma sugestão para ensinar limite aos filhos? Deixe o seu comentário!
Para continuar por dentro das dicas sobre educação dos filhos, acompanhe as próximas postagens do nosso blog!
Escrito por:
Ana Cintia Matos