5 dicas de como incentivar a leitura na vida do seu filho

Colégio Boa Viagem 5 dicas de como incentivar a leitura na vida do seu filho
A leitura é um hábito muito importante a ser cultivado na vida de qualquer pessoa. Para a criança e o adolescente, entretanto, é a leitura que vai ajudá-los a compreender melhor a língua de seu país, a interpretar melhor informações que eles recebem através das mídias e dos relacionamentos e, especialmente, se comunicar melhor com o universo em que vivem.
Com tantos atrativos para o dia a dia da criança e do adolescente, especialmente após o avanço da tecnologia e da internet, é natural que muitos não sintam prazer ou curiosidade em pegar um livro para ler. Isso não significa, entretanto, que esse hábito não possa ser cultivado. Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas sobre como incentivar a leitura na vida do seu filho. Confira!

1. Escolha, inicialmente, livros que ele gosta de ler

Uma boa maneira de iniciar o estímulo a um hábito é começar com algo que chame a sua atenção. Para a criança não é diferente. Por isso, não adianta querer incentivar a leitura na rotina do seu filho, obrigando a escolha de livros que podem ser muito desafiadores ou não interessante para eles. O ideal, nesse momento inicial, é optar sempre por livros sobre assuntos que ele demonstrou algum interesse, ou até mesmo aqueles que já conhece.
Uma vez que seu filho pode escolher o livro que vai ler, ele vai se sentir mais confiante e confortável na construção daquele hábito.

2. Faça da leitura um hábito diário

Incentivar seu filho a ler não significa marcar apenas um horário da semana para poder pegar um livro e praticar a leitura. Para poder transformar o hábito de ler em uma rotina é preciso que ela seja praticada diariamente, pelo menos por uma meia horinha.
Você pode combinar com seu filho que a leitura pode ser realizada um pouco antes de dormir, logo após chegar em casa da aula ou, até mesmo, alguns minutinhos antes de chegar no colégio. Permita que ele escolha o horário ideal para ler o texto e garanta que essa rotina será respeitada até virar um hábito.
incentivar a leitura

3. É importante respeitar o ritmo do seu filho

Nem todo mundo tem o mesmo ritmo de leitura, especialmente quando estamos falando de crianças e adolescentes que estão começando a criar esse hábito. Uma ótima maneira de incentivar a leitura na rotina dos seus filhos é, portanto, respeitar o ritmo dele, permitindo que ele avance nas páginas do livro e nas escolhas dos próximos títulos na velocidade que lhe for mais confortável.
Quando seu filho percebe que existe uma pressão para avançar na leitura, ele pode se sentir inibido e desanimado a continuar a alimentar esse hábito, por isso, é preciso sim incentivá-lo a não desistir, porém sem transformar a rotina de ler em um momento desagradável de seu dia.

4. Dar o exemplo também é uma maneira de incentivar a leitura

Filhos de pais que não leem naturalmente não vão se sentir motivados a gostar de pegar um livro para ler. Por esse motivo, uma ótima alternativa para incentivar a leitura na rotina de crianças e adolescentes é mostrar que você também gosta de dedicar alguns minutos desse dia à essa prática.
Aproveite o momento de leitura do seu filho para desligar a TV, pegar seu livro de cabeceira e mergulhar na sua história favorita do momento.

5. Nunca pare de ler para ele

Muitos pais acreditam, uma vez que seus filhos vão amadurecendo e crescendo, que devem parar de ler para eles. Porém, quanto mais você ler para seu filho, seja uma reportagem de jornal no café da manhã, ou algumas páginas de um livro à noite, mais ele vai se sentir motivado a continuar fazendo sozinho suas próprias leituras.
Incentivar a leitura na vida do seu filho não é uma prática difícil de ser estimulada no dia a dia. Você pode também sempre contar com o suporte da escola nessa tarefa, visto que eles sempre mandam livros para a leitura ser realizada em casa.
Como você tem feito para estimular seu filho a ler mais? Conte para a gente a sua experiência e confira mais dicas no nosso blog!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: