Liderança: por que deve ser desenvolvida desde a primeira infância?

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Quando se fala em liderança, é comum pensarmos na situação em que uma pessoa diz o que as outras devem ou não fazer. No entanto, a liderança quando bem desenvolvida tem a incumbência de ajudar a pessoa a conduzir a si mesma para que, depois, ela possa compartilhar com os outros os seus ideais.

Desde a primeira infância, é possível verificar algumas características de liderança nas crianças. Por exemplo, em uma sala de aula da Educação Infantil, é comum que alguns alunos tomem a frente de brincadeiras e acabem influenciando os demais colegas de forma natural.

Apesar de alguns alunos apresentarem a habilidade de liderança desde a primeira infância, é possível que os pais e educadores desenvolvam o perfil de líder em todas as crianças. Para isso, o trabalho deve começar cedo a fim de garantir que a criança seja capaz de ter suas próprias convicções e buscar a realização dos seus objetivos. Além disso, líderes de verdade são cidadãos íntegros e preocupados com o desenvolvimento das pessoas ao seu redor.

Promover a liderança desde a primeira infância traz ainda outros benefícios para formação integral do indivíduo. Confira os principais a seguir!

Transmissão de valores por meio da liderança

Ao ensinar a criança desde cedo a habilidade da liderança, os pais e educadores estão dando um passo importante na formação de cidadãos capazes de transmitir ao mundo os valores que formam o seu caráter.

Crianças que têm contato com a liderança desde os primeiros anos de vida estão melhor preparadas para agir nas situações do cotidiano, se guiando pela ética e pela responsabilidade de seus atos. Além disso, valores como justiça e respeito também fazem parte dos ensinamentos da liderança, permitindo que o jovem lide com situações mais complicados se baseando em seus ideais e não se deixando influenciar por questões vagas e sem argumentos.
liderança na primeira infância

Formando crianças autoconfiantes

Uma das principais características da liderança é a autoconfiança. Na primeira infância, essa habilidade é importante para dar ao pequeno a oportunidade de fazer, criar, moldar, experimentar e tentar.

A autoconfiança é bastante estimulada na escola, principalmente na Educação Infantil, mas pode e deve ser aprimorada pelos pais em casa durante as tarefas do dia a dia e também em atividades extracurriculares como esportes, intervenções artísticas e culturais.

Tomada de decisão e resolução de problemas desde a primeira infância

Pensar que crianças devem aprender sobre tomada de decisão e resolução de problemas pode parecer algo pesado para a faixa etária. Mas, essas habilidades começam a ser desenvolvidas nessa fase por meio de ações que promovam a liderança.

Permitir que a criança tome pequenas decisões adequadas para a idade, como escolher a camiseta que quer vestir entre duas ou três peças selecionadas pelos pais, ajuda a criança a incorporar o conceito de decisão que, com o passar do tempo, vai sendo completado com as responsabilidades e consequências que acompanham a tomada de decisão.
Outro ponto importante trabalhado pela liderança é a capacidade de resolução de problemas. Durante a primeira infância, os pais e educadores devem evitar dar respostas prontas para os questionamentos das crianças. É interessante ouvir as suas hipóteses e guiá-las para a descoberta ou resolução do problema, valorizando as opiniões e incentivando a criança a usar a criatividade.
A liderança proporciona o desenvolvimento de uma série de habilidades e a internalização de valores importantes para a formação da criança. Por isso, é interessante que pais e educadores trabalhem juntos desde a primeira infância para que os líderes do futuro tenham a oportunidade de crescer, realizar seus sonhos e ajudar o próximo a também alcançar seus objetivos.

Se você tem alguma dúvida sobre o desenvolvimento da liderança na primeira infância, compartilhe conosco nos comentários que retornaremos o quanto antes!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


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