Primeira infância: veja o que é importante desenvolver nessa fase

Colégio Boa Viagem Primeira infância veja o que é importante desenvolver nessa fase
A primeira infância é um momento de desenvolvimento acelerado para as crianças. Em geral, o período dura até os cinco ou seis anos iniciais de vida e possui impacto direto em todo o resto da vida da criança.
O desenvolvimento de capacidades está diretamente ligado às experiências vividas e ao ambiente, que pode ou não ser propício para o crescimento dessas habilidades. Quer saber o que é importante nessa fase? Então veja nesse artigo o que é importante de ser desenvolvido no período.

Habilidades físicas e motoras estão entre as primeiras a serem desenvolvidas

Quando se fala em primeira infância, as habilidades físicas e motoras estão entre as primeiras a serem desenvolvidas. Desde que chega ao mundo, a criança precisa ser estimulada para desenvolver esse tipo de habilidade.
No começo, a criança aprende a mamar adequadamente e, conforme vai se desenvolvendo, a responder a estímulos, a andar e usar seu corpo de maneira coordenada.
É esse desenvolvimento que propicia as demais habilidades e é importante ficar de olho no ritmo da criança. Se a criança demorar muito a começar a andar, por exemplo, pode haver algum fator que mereça atenção redobrada.
primeira infância

Desenvolvimento de habilidades cognitivas é necessário

Conforme a criança vai se desenvolvendo fisicamente, maior é a necessidade de estimular o intelecto de modo a amplificar suas habilidades. É nesse período que a criança deve começar a falar e a formar suas primeiras frases, assim como ela precisa começar a entender comandos simples.
Brinquedos educativos e lógicos normalmente são os mais indicados para que essas habilidades cognitivas comecem a aparecer. Dependendo do caso, é o momento onde ainda começa o processo de alfabetização.

Desenvolver habilidades sociais na primeira infância é indispensável

É bastante comum, inclusive no Brasil, que seja na primeira infância o momento em que a criança tem o primeiro contato com outras pessoas, inclusive da mesma idade. Geralmente isso acontece por meio de creches e escolas, mas também há o convívio em áreas comuns.
Sendo um período que marca a criança pelo resto de sua vida, é nesse momento que devem ser trabalhadas as capacidades sociais.
O poder de entender e seguir regras sociais, a habilidade de compartilhar e agir em equipe são apenas alguns dos pontos de desenvolvimento que devem ser trabalhados nesse período.

Características emocionais também precisam ter espaço

Aptidões emocionais são igualmente importantes. Quanto mais inteligência emocional uma criança possui, mais claramente ela consegue se comunicar, mais participativa ela é e mais ela tende a entender questões como limites, regras e responsabilidades.
Por isso, o período da primeira infância exige que sejam trabalhadas questões ligadas ao emocional da criança.
Investir em brincadeiras pedagógicas e educacionais — como brincadeiras em que a criança finge estar em um papel — ajudam no desenvolvimento da personalidade e dessas características relacionadas.
As habilidades físicas, motoras, cognitivas, sociais e emocionais estão entre as mais importantes a serem desenvolvidas na primeira infância. Com um ambiente adequado e propício à maturação dessas capacidades, as crianças têm mais chances de se tornarem adultos plenamente capazes e com acesso total ao seu aproveitamento possível.
Restou alguma dúvida sobre essa fase tão importante? Não deixe de comentar!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: