Entenda o que a robótica traz de benefícios para o seu filho
A robótica é a atividade que consiste no estudo, planejamento e elaboração de projetos relacionados a robôs de todos os tipos. Embora essa pareça ser uma atividade muito elaborada e restrita para especialistas, a verdade é que ela também pode ser aplicada na vida do seu filho em sua versão educacional.
Seja na escola ou mesmo fora dela, essa atividade gera impactos benéficos na educação como um todo e pode ajudar a desenvolver certas características relevantes. Confira a seguir o que ela pode trazer de benéfico.
A robótica estimula o trabalho em equipe
A maioria dos projetos de robótica é relativamente desafiadora, ainda que em sua versão educacional. A construção de robôs, por exemplo, é uma tarefa de muitas etapas e que não deve ser feita sozinha para que o máximo de sucesso seja alcançado.
Por isso, essa prática educacional fortalece o trabalho em equipe mediante a designação de tarefas, responsabilidades e a colaboração de todos para o resultado final.
Com um mercado de trabalho que favorece cada vez mais o trabalho colaborativo, desenvolver essa capacidade desde cedo é especialmente importante para o sucesso do seu filho no futuro.
Favorece a curiosidade e a criatividade
Por si só, a robótica gera muita curiosidade. O que vai acontecer depois de colocar a peça no lugar determinado? Por que uma peça deve ser escolhida em favor da outra? O que acontece se um material diferente for usado?
Essas são apenas algumas das perguntas que surgem e que são respondidas por meio da investigação, elaboração de hipóteses e testes diversos.
A criança, então, aprende a aplicar isso em outras áreas da vida e tem estimuladas sua criatividade e curiosidade.
Aplica na prática a interdisciplinaridade
Colocar em prática um projeto robótico é algo que não exige apenas matemática ou física, mas também comunicação adequada e conhecimentos em diversas áreas. Ela traz para o ensino, portanto, a interdisciplinaridade na prática.
Em vez de aprender as coisas compartimentadas, o seu filho pode aprender na prática e de maneira integrada o uso dos conceitos mais importantes – exatamente como acontece na vida real.
Aumenta o interesse pelo aprendizado
Todas essas características levam a um caminho comum: tornam o aprendizado mais dinâmico, mais prático e interessante. Em vez do modelo tradicional em que as crianças ficam restritas a livros, quadros e lição de casa, agora elas podem construir algo com a ajuda de seus conhecimentos.
O aumento desse interesse gera uma relativa facilidade para estudar e cumprir as obrigações tradicionais. Eventualmente, leva ao efeito secundário e positivo de melhora do desempenho escolar.
Isso também desperta interesse na criança pelo estudo e, principalmente, pela busca de novos conhecimentos, de novidades e coisas interessantes. No futuro, isso gera um adulto extremamente interessado e inovador.
A robótica pode ajudar no desenvolvimento de crianças mais curiosas, mais criativas e mais interessadas. Tudo isso colabora para um ensino com alicerces mais fortes e que gera efeitos positivos até mesmo na fase adulta.
O que você pensa sobre a integração dessa atividade à vida das crianças? Deixe o seu comentário!
Escrito por:
Ana Cintia Matos