Conheça as tendências da tecnologia da educação e como elas contribuem para o aprendizado dos alunos

Colégio Boa Viagem Conheça as tendências da tecnologia da educação e como elas contribuem para o aprendizado dos alunos
Com o avanço da tecnologia em diversas áreas do conhecimento, a educação também vem se beneficiando dessa mudança. Se antes ela era considerada uma vilã ou mesmo uma distração, hoje a tecnologia é capaz de ajudar alunos e professores a terem resultados mais satisfatórios.
Segundo a pesquisa Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) Educação 2014, a porcentagem de acesso à internet via celular nas escolas aumentou tanto junto aos professores quanto junto aos alunos. Esse é apenas um dos exemplos que indicam que a escola tem aberto suas fronteiras para a tecnologia da educação de modo que ela contribua para o aprendizado dos alunos.
Pensando nisso, veja algumas das principais tendências desse tipo de tecnologia e veja como elas podem contribuir.

Aplicativos educacionais são possibilidades cada vez mais exploradas

Com a popularidade de dispositivos móveis como smartphones e tablets, aumentou também a oferta de aplicativos de todo o tipo, incluindo os aplicativos educacionais. Hoje, não é difícil encontrar diversas opções, pagas e gratuitas, de aplicativos e programas totalmente educacionais e voltados para o desenvolvimento dos alunos.
Com isso, uma das tendências consiste justamente no uso desses aplicativos como uma ferramenta auxiliar para a educação. Os professores podem passar tarefas relacionadas ao aplicativo, incorporá-los durante a aula ou mesmo utilizá-los como forma de colocar em prática o que foi ensinado para a turma.

Ensino personalizado e colaborativo aparecem entre as tendências

Uma das grandes vantagens do uso da tecnologia é que ela permite um acesso relevante a informações que ajudam na tomada de decisão. Com a tecnologia da educação isso não é diferente. Ela permite, por exemplo, a possibilidade de ensino personalizado.
Quando a escola utiliza uma plataforma de ensino que se adapta às necessidades e interesses do aluno, com conteúdos voltados para atender a demandas específicas, todo o processo se torna mais envolvente e com mais resultados.
Já o próprio uso das redes sociais favorece o ensino colaborativo. Ao utilizar uma rede social educacional, como em uma plataforma do tipo, é possível trocar informações e conhecimentos de maneira valiosa.
tecnologia da educação

Gamificação também faz parte da tecnologia da educação

A gamificação consiste em acrescentar elementos dos games em tarefas consideradas comuns. Ao usar elementos como rankings, missões e tarefas comumente encontrados nos jogos, os alunos passam a ter mais interesse no ensino e podem aprender brincando.
A tecnologia da educação nesse sentido pode usar tanto os games para dialogar com a realidade, como games relacionados a períodos históricos, como também pode emprestar seus elementos para estimular uma competitividade sadia e aumentar a motivação.

Ensino híbrido ganha cada vez mais força

Com o avanço da tecnologia na educação, o uso estrito de livros e quadro negro vem se tornando cada vez mais raro e mais defasado. Hoje, existe uma tendência muito forte de adotar o ensino híbrido, que mistura o ensino online com o offline.
Com o desenvolvimento da Internet das Coisas, há cada vez mais integração com a internet em todos os cantos, o que favorece a incorporação da tecnologia no ensino.
Além disso, o uso da tecnologia não precisa incluir, necessariamente, o uso de aparelhos e dispositivos móveis. É o caso do uso de vídeos do Youtube, apresentações de slide online e filmes e séries sob demanda que se relacionem ao conteúdo ensinado. Com novos formatos de mídia sendo incorporados à educação, o ensino se torna mais interessante e mais proveitoso para todas as partes.
A tecnologia da educação envolve desde o uso de recursos como os aplicativos até a total transformação de como os alunos podem aprender. Ao longo dos anos, o esperado é que essas questões se firmem cada vez mais em escolas e centros educacionais, fazendo com que as gerações digitais tenham um ensino cada vez mais assertivo.
Qual sua opinião sobre o uso e o papel da tecnologia no ensino em geral? Deixe o seu comentário e aproveite para ler mais dicas de educação!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: