Crianças bilíngues desenvolvem capacidades cognitivas que não são encontradas em monolíngues. Elas possuem mais habilidade de raciocínio e maior criatividade, pois lidam com mais de um código linguístico. O CBV Bilíngue é um programa para filhos de brasileiros, que serão alfabetizados em português, mas poderão ter um inglês competente muito antes de outras crianças. Aqui, as crianças aprendem a segunda língua de forma lúdica, por meio de um programa de semi-imersão na língua inglesa, em que são criadas oportunidades para a criança utilizar o segundo idioma em muitas situações e momentos da rotina escolar. O inglês passa a fazer parte da vida do aluno de maneira natural. O contato diário com o inglês acontece durante o turno de aulas regular – na Educação Infantil, 50% da carga horária é oferecida em inglês e, no 1.º ano do ensino fundamental, os alunos têm 10 aulas de inglês semanais.
Educação Infantil + Bilingual Program
– O aprendizado é divertido;
– Melhora as habilidades das áreas cognitivas;
– Diferentes códigos de comunicação são assimilados;
– Desenvolve a criatividade e raciocínio;
– Interação com outras culturas;
– Melhor aprendizado de pronúncia e fluência.
1.º ano do ensino fundamental + Bilingual Program:
– Promove situações reais de comunicação, vivenciadas de diversas maneiras;
– Integra a linguagem oral às áreas de conhecimento a serem abordadas; – Rotina que auxilia na associação de eventos à linguagem;
– Inclui discussões, demonstrações de materiais, jogos e dramatizações no processo de aprendizado;
– Estimula as interações sociais entre os alunos.
Somos uma escola brasileira, que proporciona um processo educacional sólido em língua portuguesa nos diferentes níveis da Educação Básica, e, ao mesmo tempo, consegue inserir seus alunos em um ensino diferenciado de língua inglesa, através da metodologia CLIL: Content and Language Integrated Learning e da nossa carga horária estendida.
Não somos uma escola bilíngue: temos ensino com formação bilíngue, no modelo de semi-imersão. Ensinamos inglês a partir de conteúdos do próprio currículo escolar e temas de interesse e relevantes para os alunos. Com isso, estimulamos a aprendizagem significativa, utilizando a língua em situações e práticas da vida real. O inglês passa a fazer parte da vida do aluno de maneira natural.
Integramos os conteúdos curriculares de diversas áreas do conhecimento, como Artes, Matemática, História, Tecnologia, utilizando o inglês como meio de instrução.
Conteúdo
O aluno aprende inglês por meio do conteúdo do tópico ensinado
Comunicação
O aluno aprende inglês para se comunicar e interagir sobre o tópico
Cognição
O aluno aprende a PENSAR em inglês
Cultura
O aluno aprende a conviver em ambientes multilíngues. Através da metodologia CLIL, visamos tornar o aluno um cidadão global e responsável, capaz de atuar em diferentes contextos culturais.
O Ensino Bilíngue no CBV se adequa às necessidades de cada faixa etária dos nossos alunos. Nossos programas se apresentam da seguinte forma:
TURMAS BILÍNGUES SEGUNDA LÍNGUA DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA!
Crianças bilíngues desenvolvem capacidades cognitivas que fazem a diferença em seu futuro. Pensando nisso, as turmas bilíngues do CBV foram criadas para ensinar e preparar seu filho para ter uma segunda língua (inglês) competente muito antes de outras crianças.
O contato diário com o inglês acontece durante o turno de aulas regular, numa turma bilíngue específica, com grade curricular diferenciada e ampliada para a aprendizagem da segunda língua. Na Educação Infantil, 50% da carga horária é oferecida em inglês e, no Ensino Fundamental, os alunos têm 10 aulas semanais em inglês, além das aulas em português de Linguagens, Matemática, Ciências, História, Geografia etc. Para atender a carga horária ampliada, as turmas bilíngues do Ensino Fundamental têm um complemento de aulas no turno da tarde, duas vezes por semana.
As turmas bilíngues do CBV começam no Infantil 2 e vão até o 4º ano do Ensino Fundamental. Anualmente, haverá a progressão dos anos escolares das turmas bilíngues até o 8º ano.
EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO
O ensino de inglês desde a Educação Infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos alunos, permitindo que eles internalizem um segundo idioma e cultivem o pensamento em inglês desde cedo. Essa abordagem oferece uma série de benefícios, preparando-os para um mundo globalizado e ampliando suas habilidades linguísticas e cognitivas.
Na Educação Infantil e no 1º ano do ensino fundamental, a ênfase está nas habilidades de compreensão auditiva e fala (produção oral). Dessa forma, pode-se garantir um processo de alfabetização completo em língua portuguesa. O foco está na linguagem oral em inglês.
2º AO 4º ANO
A BNCC enfatiza o desenvolvimento de competências que preparam os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e participação ativa na sociedade. Ela incentiva a aquisição de habilidades essenciais no século XXI, tais como comunicação, colaboração, alfabetização digital, compreensão cultural e valores éticos.
Nesse sentido, aprender um segundo idioma no Ensino Fundamental é importante por diversas razões. O inglês proporciona aos estudantes benefícios ao longo da vida, incluindo melhoria na comunicação, sucesso acadêmico, ampliação de oportunidades, compreensão cultural, crescimento pessoal e acesso a conhecimentos e recursos globais.
A partir do 2º ano do Ensino Fundamental, as quatro habilidades linguísticas (falar, entender, escrever e ler) são abordadas de forma mais equilibrada e sistematizada para desenvolver gradativamente a proficiência em língua inglesa. Para se atingir o domínio na língua inglesa, o trabalho é feito no sentido de: