3 maneiras de lidar com as frustrações dos seus filhos

lidar com as frustrações dos seus filhos
É natural que os pais queiram proteger o filho de todas as decepções que a vida pode lhe causar. Mas, as frustrações fazem parte da rotina de todas as pessoas, inclusive das crianças, sendo um ponto importante para o desenvolvimento do indivíduo.
Não há uma forma de evitar que o filho enfrente essas situações. O que muitos pais fazem é tentar adiar isso ao máximo. Porém, essa atitude pode acabar interferindo negativamente na formação da criança, que encontrará uma série dificuldades ao ter que encarar uma situação adversa, por mais simples que ela seja. Além disso, filhos que crescem superprotegidos não conseguem assimilar que há limites a serem respeitados em todas as ocasiões.
Para não deixar que a criança cresça com esse perfil, é preciso que os pais aprendam a lidar com as frustrações dos seus filhos. Na sequência, iremos mostrar 3 maneiras de auxiliar as crianças nos momentos de decepção. Confira!

1. Não ceda às birras

Lidar com as frustrações dos seus filhos não é uma tarefa fácil. Como vimos, faz parte do instinto dos pais quererem proteger os filhos. Mas, como não é possível evitar as decepções, já que elas fazem parte da vida de todos e são importantes para o amadurecimento da criança, a dica é ser firme sempre que o pequeno ficar frustrado com algo.
A família não deve fazer o que a criança quer somente para agradá-la naquele momento. É preciso se posicionar de maneira firme, caso o filho comece a fazer um verdadeiro escândalo por conta do descontentamento.
É natural que a criança fique triste, mas os pais precisam ensinar o filho a expor os seus sentimentos de maneira adequada, sem culpar os outros pela frustração e sem fazer birras. Nessas ocasiões, é necessário deixar bem claro para a criança que os comportamentos negativos não farão com que a situação mude.lidar com as frustrações dos seus filhos

2. Adote uma postura acolhedora

Os sentimentos das crianças são bem variados quando elas passam por uma frustração. Por isso, a presença acolhedora dos pais é fundamental para que o pequeno supere e aprenda com esse momento.  
Uma forma de lidar com as frustrações dos seus filhos é conversando com as crianças sobre essas situações depois que os sentimentos se acalmarem. Por exemplo, se a decepção surgiu após a eliminação da equipe de futebol da qual a criança faz parte, vale sentar e mostrar que essa situação é comum na vida de todas as pessoas.
Além de apresentar exemplos semelhantes, como a derrota de um time profissional, os pais podem abordar a frustração em outras ocasiões, como quando a família marca um passeio no parque e tem que adiar por conta da chuva.
Mostrar ao filho que todos nós passamos por isso, que as frustrações fazem parte do nosso crescimento, e que o mais importante é se dedicar, independentemente do resultado final, ajuda a amenizar os impactos da decepção, tanto para os filhos quanto para os pais.  

3. Mostrar soluções é uma forma de lidar com as frustrações dos seus filhos

Para aprender a superar as decepções, é importante que a criança consiga pensar além dos seus desejos, indo em busca de alternativas para as diferentes situações. Para estimular essa atitude, os pais podem perguntar para o filho o que é possível realizar para solucionar a situação.
Se a criança não conseguir pensar em nada, vale dar algumas sugestões. Caso não seja possível resolver com nenhuma das alternativas, é interessante mostrar para o filho que devemos seguir mesmo com a frustração. Essa postura ajudará a desenvolver a aceitação e a tolerância diante das situações adversas.
Você conferiu no artigo de hoje 3 maneiras de lidar com as frustrações dos seus filhos e ensiná-los a aprender com essas situações. Se você tem alguma dúvida sobre o tema, deixe a sua pergunta nos comentários abaixo que retornaremos o quanto antes!
 

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: