4 benefícios da natação para o desenvolvimento infantil
A prática de natação é uma excelente escolha para crianças. Além de ser uma habilidade que faz falta no futuro, ela ainda colabora para o avanço infantil, tanto o físico quanto o psicológico.
Há, até mesmo, estudos que atestam os benefícios da natação para o desenvolvimento infantil, fazendo com que essa escolha seja bastante vantajosa para todo o processo. Sendo assim, veja a seguir 4 benefícios dessa atividade e saiba os impactos que ela pode causar.
1. O aumento da capacidade motora é um dos benefícios da natação para o desenvolvimento infantil
Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Noruega comprovou que crianças que praticam essa atividade possuem um melhor desenvolvimento motor. Graças à forma como a tarefa é exercida, quem pratica desde muito cedo consegue ter melhor desempenho na hora de se movimentar.
Além de fortalecer a musculatura e as articulações, é uma atividade que estimula o autoconhecimento e o domínio corporal. A capacidade motora, portanto, fica melhor — inclusive do lado de fora das piscinas.
2. O sistema respiratório passa a funcionar de maneira otimizada
Outro entre os benefícios da natação para o desenvolvimento infantil diz respeito ao sistema respiratório. Como estimula a oxigenação do organismo e trata de questões como prender a respiração por determinado tempo, é possível fortalecer o funcionamento desse sistema.
Crianças que sofrem com asma e bronquite, por exemplo, tendem a encarar uma significativa melhora do quadro depois de desenvolver a atividade na piscina. O motivo é que o organismo se torna mais resistente e as crises ficam menos frequentes. Com esse fortalecimento, a qualidade de vida também aumenta.
3. A obesidade e o estresse são evitados ou manejados
Por falar em qualidade de vida, essa prática melhora esse aspecto por duas questões principais. A primeira delas é que ajuda a combater ou prevenir a obesidade. Por se tratar de uma atividade física que exige bastante esforço, a criança não sofre com o sedentarismo.
Aliando isso a uma educação alimentar equilibrada e de qualidade, o resultado é que os números da balança e do percentual de gordura não atingem valores alarmantes.
Essa prática também ajuda na liberação de substâncias como a endorfina. Funcionando como uma espécie de substância da felicidade e bem-estar, esse elemento ajuda a aliviar o estresse e diminuir as chances de depressão infantil.
4. A prática também fortalece a autoconfiança
Além das questões físicas, outro entre os benefícios da natação para o desenvolvimento infantil trata da autoconfiança. Como a atividade exige treino e preparação, a conquista de resultados melhores favorece a confiança em si mesmo por parte da criança.
Além disso, questões ligadas à socialização e à qualidade de vida ajudam na formação de pessoas mais autoconfiantes. Quando isso é trabalhado desde cedo, a criança se sente menos insegura, tem autoestima mais elevada e se torna mais disposta a experimentar novas coisas.
Depois de conhecer os benefícios da natação para o desenvolvimento infantil, apostar na atividade é uma ótima escolha. Seus efeitos positivos serão sentidos até mesmo no futuro, garantindo a formação de indivíduos mais capazes.
Não deixe de comentar se tem alguma dúvida ou adição sobre esse tema. Participe!
Escrito por:
Ana Cintia Matos