4 benefícios das atividades socioculturais na escola
Hoje, as instituições de ensino não focam somente em matérias tradicionais, como português, matemática e história. A preocupação recente é em inserir atividades socioculturais na escola, para que a novas experiências e maneiras diferenciadas de aprendizado façam parte da rotina dos alunos.
Essa iniciativa normalmente toma forma em feiras, mostras, projetos e eventos. Através de recursos interativos e variados, os estudantes aprofundam ainda mais seu conhecimento. Mas existem muitos outros benefícios agregados à essas atividades, e você vai conhecê-los agora!
1. Atividades socioculturais na escola estimulam a tolerância
Nossa sociedade é composta por diversas raças, credos e origens. As pessoas são diferentes até mesmo em personalidade, e é muito importante que os alunos aprendam o conceito de respeito e tolerância desde cedo para conviverem bem com os colegas.
Por isso, a escola pode propor projetos que explorem outras realidades, para que as crianças ampliem sua visão de mundo e entendam o que se passa com seus amigos e conhecidos. As atividades socioculturais na escola também servem para conscientizar sobre o bullying e sobre a importância do trabalho em equipe, ao mostrar que a união traz um resultado final muito melhor a qualquer tarefa.
2. Existe total incentivo à criatividade
Teatros, projetos de informática e obras artísticas são apenas alguns exemplos de atividades socioculturais na escola. Cada uma delas faz com que o aluno exercite sua capacidade não só de pesquisa e análise, mas também de criatividade, pois exigem uma aplicação inteligente e inovadora dos conceitos aprendidos.
Essa também é uma excelente oportunidade para descobrir talentos e pontos fortes dos alunos, o que pode contribuir para a definição de seu futuro profissional. Sendo assim, é muito importante ter propostas múltiplas de atividades, para todos os perfis dos alunos exercitados.
3. A socialização é bastante estimulada
Muitos jovens, tanto na primeira infância quanto em idades mais avançadas, têm dificuldades de interação e socialização. Esse é mais um ponto estimulado pelas atividades socioculturais na escola, pois elas exigem uma aproximação entre os alunos para troca de ideias e reuniões em grupo.
Quem se envolve em programas socioculturais logo começa a perceber o quanto a ajuda do próximo é necessária e se sente mais à vontade para procurá-la. Com isso, as relações interpessoais são alimentadas de forma saudável e refletem positivamente na postura e no desenvolvimento de caráter dos estudantes.
4. O interesse pela vida escolar aumenta
Sabemos que muitos jovens se desinteressam pela escola. E um dos motivos acaba sendo a rotina dentro de sala de aula. Ainda que muitos professores procurem realizar práticas que saiam um pouco do tradicional, alguns alunos ainda têm dificuldades em se adaptar e absorver os conteúdos.
As atividades socioculturais na escola conseguem mudar esse cenário. Elas exigem uma imersão muito maior nos assuntos estudados, afinal, eles são apresentados em formatos muito diferentes do usual. Esse envolvimento cria empolgação, e o sentimento de novidade faz com que os estudantes retomem o interesse pela escola, evitem notas baixas e descubram prazer pelos estudos.
O que você acha das atividades socioculturais na escola? Concorda que contribuem bastante para o ensino atual? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!
Escrito por:
Ana Cintia Matos