4 dicas para estimular o seu filho a aprender inglês

estimular o seu filho a aprender inglês
Hoje em dia, saber falar inglês é um grande diferencial tanto na educação quanto no mercado de trabalho. Por esse motivo, muitos pais prezam o ensino bilíngue ou os cursos particulares para que os filhos cresçam familiarizados com o idioma.
Contudo, é importante que a criança encare o aprendizado de forma leve e agradável, sem deixar a disciplina de lado. Afinal, durante a infância ela ainda não percebe as vantagens e a importância da língua em seu futuro.
No artigo de hoje, vamos mostrar então algumas dicas infalíveis para estimular o seu filho a aprender inglês. Elas são tão interessantes e divertidas, que até mesmo você vai se envolver no momento. Confira!

1. Aposte em games e jogos educativos para estimular o seu filho a aprender inglês

Em um mundo dominado pela tecnologia, é difícil encontrar uma criança que não se interesse por games. Alguns deles ajudam a desenvolver a habilidade motora e contribuem para a criatividade e a imaginação. Mas também podem ajudar muito no aprendizado da língua inglesa.
Ao trocar a configuração do idioma para o inglês, seu filho terá a oportunidade de expandir o vocabulário e ver, na prática, a aplicação de diversas expressões que aprendeu em aula. E, para não incorporar a tática somente na hora da diversão, apresente a ele jogos educativos com foco na língua, para que ele conheça um novo desafio.

2. Invista em músicas para ensinar conceitos e pronúncia

Muitas vezes, é difícil ver a criança praticando o idioma fora da escola e em atividades que não sejam a lição de casa ou um trabalho escolar. Por isso, lembre-se de que crianças e jovens gostam muito de ouvir música e que esse pode ser outro meio interessante para estimular o seu filho a aprender inglês.
estimular o seu filho a aprender inglês
Se ele gosta de algum artista internacional que viu na televisão, ótimo! Esse será o ponto de partida para investir no recurso. Mas também existem muitas canções educacionais que ensinam conceitos de gramática e são ótimos para ensinar a pronúncia de palavras. Incentive também a pesquisa na internet de letras originais e traduções, para que seja feita uma comparação entre o material encontrado e os conhecimentos já obtidos.

3. Sugira programas de televisão e filmes com legenda

Com certeza seu filho tem alguns filmes e programas de televisão favoritos, certo? Então sugira que ele assista o que mais gosta utilizando legendas em inglês. Assim, ele pode acompanhar a tradução em tempo real e associar palavras a seus significados. Além disso, estar familiarizado com o programa faz com que ele dedique mais tempo a entender a língua e não o desenvolvimento da atração.
Mas fique de olho para que ele não passe tempo demais em frente à TV e priorize conteúdos educacionais, para não fugir da proposta real de aprendizado. Acompanhe de perto como está o desenvolvimento da disciplina da escola e tente contextualizar as atividades.

4. Aprenda inglês e pratique com a criança

Desde pequenos, as crianças têm em seus pais um grande exemplo. Portanto, estimular o seu filho a aprender inglês pode partir de uma simples iniciativa sua: aprender também a falar o idioma. Se você tem conhecimento da língua, mas não tem domínio, essa será uma ótima maneira de aperfeiçoar seus conhecimentos.
Dessa forma, você poderá ajudá-lo nas diversas atividades da escola, inventar brincadeiras que priorizem a fala do inglês e desenvolver conversas para que ele comece a falar com mais segurança e desenvoltura. Você pode, inclusive, pedir dicas aos professores sobre como inserir essa prática na rotina de sua casa.
Viu só como estimular o seu filho a aprender inglês é simples? Você pode começar quanto antes! Qual dessas dicas é sua favorita? Comente e participe.

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: