4 dicas para organizar a rotina da criança

organizar a rotina da criança
Adultos sabem bem a importância de se ter uma rotina organizada. Diante de tantos afazeres domésticos e compromissos de trabalho, seguir à risca uma boa agenda ajuda bastante a não perder o controle diário.
Com as crianças não é diferente: ainda que a escola seja sua única tarefa obrigatória, elas precisam ter consciência de que os dias podem ser mais bem aproveitados quando existem objetivos pré-determinados.
Portanto, hoje daremos algumas dicas para organizar a rotina da criança. A estratégia será benéfica não só para ela, mas também para você que é pai ou mãe e deve ficar de olho em cada atividade de seu filho. Acompanhe!

1. Monte uma agenda com a criança

De nada adianta determinar as tarefas do pequeno se ele não entender a importância de cada uma delas. Portanto, convide seu filho a montar uma agenda semanal de forma didática e divertida para que ele entenda cada detalhe de suas obrigações e administre bem seu tempo.
A agenda pode ser em um caderno ou em um mural feito de papel metro. Use adesivos, canetas coloridas e recortes de revistas para ilustrar cada atividade e classificar sua prioridade. A criança logo se envolverá na montagem e ficará mais entusiasmada para começar sua semana.

2. Organize um espaço de atividades

Organizar a rotina da criança vai além de definir seus compromissos: ela precisa de um espaço adequado para executá-los. Sendo assim, organize um local da casa ou do quarto para que ela possa estudar, guardar seus materiais escolares e realizar suas atividades individuais.
organizar a rotina da criança
Decore o espaço com um calendário para marcar provas e eventos da escola e dos cursos dos quais ela participa. Não se esqueça de proporcionar uma boa iluminação e conforto, para que ela não veja sua tarefa como algo árduo e sim prazeroso.

3. Determine horários para cada atividade

Não somente as tarefas de casa e trabalhos escolares merecem atenção na agenda. Organizar a rotina da criança também envolve a determinação de horários para acordar, dormir, comer e se divertir. Dessa forma, é mais fácil identificar períodos ociosos e preenchê-los da melhor maneira, inclusive com descanso e lazer.
Ao perceber que o dia rende melhor, seu filho perceberá o quanto respeitar horários é benéfico e traz mais disposição ao dia. Na medida do possível, tente estar presente e cumprir esses horários junto com ele, como o momento das refeições, dos estudos e das brincadeiras. Depois, volte para seus afazeres. Assim, ele aprende que todos têm suas obrigações e é preciso respeitar os limites.

4. Ao organizar a rotina da criança, busque o equilíbrio

Tenha em mente que seu filho precisa entender a diferença entre responsabilidade e obrigação. Por mais que as tarefas estejam claras e estabelecidas, imprevistos acontecem e ele pode não dar conta de tudo o que há para fazer em algum dia. Seja presente, acompanhe seus passos e explique para ele que uma falha esporádica não faz dele irresponsável.
O mais importante é mostrar para a criança que ela deve valorizar o seu tempo e que existem consequências muito positivas a curto e longo prazo quando tudo é feito corretamente. Tente não cobrar, pois isso pode resultar em ansiedade, mas supervisione e aconselhe.
Gostou dessas dicas? Tem mais alguma boa tática que ajuda a organizar a rotina da criança? Comente, participe e ajude outros pais nessa missão tão importante!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: