4 formas de estimular o seu filho nos estudos

motivar o seu filho nos estudos
Um problema bastante comum encarado pelos pais é a desmotivação dos filhos com o ato de estudar.
Quem faz birra para ir para ir à escola, não cumpre com suas tarefas ou não tem o desempenho esperado, pode estar sofrendo com o problema, que tem que ser corrigido o quanto antes.
Embora a tarefa pareça quase impossível, com algum esforço dá para motivar o seu filho nos estudos. Quer saber como? Então veja a seguir 4 formas:

1. Converse sobre a importância de estudar

Tudo começa com o diálogo. É por isso que é importante despertar o interesse no seu filho sobre a importância da busca pelo conhecimento, mais do que tirar boas notas. O objetivo da conversa não deve ser no sentido de que é importante apenas passar de ano ou se sair bem nas avaliações, por exemplo.
É preciso ir mais além e mostrar que todo profissional bem-sucedido precisa se apropriar e dominar seus conhecimentos. Se a criança quer ser médica, bailarina ou professora, ela vai precisar se dedicar para ter um bom desempenho.
Além disso, é necessário refletir junto ao seu filho que estudar influencia positivamente na vida pessoal, que quem o faz consegue conversar e se relacionar melhor, além de ter mais entendimento sobre o mundo ao redor.
Estimule-o, de modo que ele se sinta motivado a buscar o conhecimento. Dessa forma, ele compreenderá a importância do estudar, prática que até então era vista somente como obrigação.
colegio-boa-viagem

2. Envolva-se se quiser motivar o seu filho nos estudos

Não adianta querer motivar o seu filho nos estudos estando fora desse momento, pois sua presença servirá como estímulo para motivá-lo a estudar. Esta tarefa não é apenas da escola e, por isso, é fundamental contar com o apoio dos pais nesse momento.
Além de conversar, comprometa-se a ajudá-lo a estudar. Faça a lição de casa com ele ou o ajude a realizar pesquisas e trabalhos. Mesmo se você não tiver muito tempo disponível, dedique ao menos alguns minutos para a educação dele.
Ao criar laços, vai ser mais fácil compreender quais são as dificuldades e agir para incentivá-lo.

3. Façam acordos sobre horários e rotina

Como é muito importante ter o hábito de estudar fora da escola, vale a pena estabelecer uma rotina junto ao seu filho, com horários estabelecidos e ordem de prioridade. Dando importância também ao tempo que seu filho precisa para se dedicar aos interesses pessoais e descansar.
Com isso, vale a pena fazer acordos sobre os horários e a forma como será a rotina. Esse é um ponto que dará mais autonomia para o estudante e vai ajudar a desenvolver nele um senso de responsabilidade.
Dessa forma, o estudo não fica como sendo algo imposto e obrigatório, mas, sim, parte de uma rotina equilibrada.

4. Desenvolva atividades diferenciadas

Mais do que ficar apenas entre os livros e cadernos, vale a pena desenvolver atividades diferenciadas para motivar o seu filho nos estudos.
Se ele está estudando história, que tal motivá-lo e colocar aquele filme que conta algo sobre a época que está sendo ensinada?
Se ele está estudando literatura, dar a ele um livro dos autores ensinados ou ouvir uma música com uma bela composição também pode ajudar.
Até mesmo matemática e português, que tendem a ser matérias mais “fixas”, permitem a utilização de recursos tecnológicos para serem mais facilmente ensinadas, por exemplo.
Ao sair do tradicional, você vai estimulá-lo a ter uma nova visão sobre a aprendizagem e conquistar resultados melhores.
Com esses estímulos, motivar o seu filho nos estudos vai ficar mais fácil. Ele não somente conseguirá bons resultados, como também terá uma compreensão diferenciada e positiva sobre essa tarefa, o que é mais importante.
Conte nos comentários o que você tem feito para driblar a desmotivação de seu filho e compartilhe suas experiências!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: