4 formas de participar da vida escolar do seu filho

vida escolar do filho
A escola tem um papel fundamental na formação da criança ou adolescente, tanto como estudante quanto como pessoa. Deixar que ela execute essa tarefa sem qualquer acompanhamento não é recomendado, até porque pode fazer com que a relação entre você e seu filho fique mais distante.
Participar da vida escolar do filho, portanto, é o primeiro passo para conseguir uma relação altamente baseada no diálogo e na cooperação. Sendo assim, veja a seguir 4 formas de conquistar essa integração.

1. Compareça aos eventos escolares

Os eventos escolares são muito importantes para a educação em geral. Reuniões de pais e professores permitem uma discussão sobre desempenho e comportamento, jogando luz em questões importantes. Já atividades extracurriculares, como torneios e apresentações, são momentos especiais.
Se a ideia é participar da vida escolar do filho, é fundamental marcar presença nestes eventos. Tal atitude vai mostrar apoio e dar segurança para a criança ou adolescente, além de permitir que você fique por dentro de todas as questões mais importantes.

2. Faça a lição de casa com ele, participe da vida escolar do seu filho

Uma das formas mais conhecidas de garantir a presença na parte estudantil é fazendo a lição de casa com ele, todos os dias.
Por mais que essa tarefa demande uma rotina e uma abertura no dia, é um momento em que você conhecerá mais sobre quais são as dificuldades e aptidões do seu filho.
A intenção aqui não é fazer a lição ou o trabalho por ele, portanto, você não precisa saber tudo sobre o assunto que está sendo estudado. O ideal, na verdade, é orientá-lo sobre como pesquisar ou concluir uma tarefa bem-feita. Além disso, dá para estimulá-lo a tirar dúvidas com o professor.
colegio-boa-viagem

3. Pergunte a ele sobre como foi o dia

Mais do que cumprir compromissos e obrigações, o diálogo também é necessário se quiser ter mais participação neste sentido. Não deixe de perguntar, todos os dias, como foi o dia de seu filho na escola.
Tal hábito vai permitir que você saiba quando algo estiver diferente. Quanto ele responder de maneira mais empolgada ou menos falante, vai ficar claro que algo de diferente aconteceu e que merece a sua atenção.
Além disso, é uma forma de mostrar que você se importa com o que acontece com ele, assim como de estabelecer uma relação saudável com conversas importantes.

4. Procure conhecer os amigos que seu filho tem na escola

É comum que as crianças e adolescentes façam amigos na sala de aula. Conhecer as pessoas próximas do seu filho é uma ótima atitude para entender um pouco mais sobre como anda o desempenho e quais são os interesses dele.
Ao participar da vida escolar do filho, não tenha medo de pedir para que ele te apresente os amigos dele, o que pode ser em um evento, inclusive.
Se possível, conheça também os responsáveis de cada um, já que isso vai gerar um senso de comunidade e integração muito maior.
Participar da vida escolar do filho é uma tarefa que pode e deve ser executada de diversas maneiras. A relação entre vocês fica mais forte e há muito mais segurança sobre o que ele está aprendendo, efetivamente.
Como você faz para garantir essa participação? Conte nos comentários!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: