4 maneiras em que a escola ajuda a lidar com as frustrações do seu filho
O seu filho chora e faz birra quando seus desejos não são imediatamente atendidos? Então, nesse caso, existe um problema quanto à capacidade de lidar com frustrações. Ainda que a situação não esteja tão grave a ponto de haver conflitos, é comum que as crianças não estejam acostumadas a essa sensação.
Porém, aumentar a tolerância delas a esses quadros é indispensável para não criar crianças mimadas e para garantir que eles estejam prontos para a vida. Nesse sentido, quem também pode colaborar é a instituição de ensino.
Para entender melhor como isso acontece, veja 4 formas em que a escola ajuda a lidar com as frustrações do seu filho.
1. O apoio psicológico da escola ajuda a lidar com as frustrações do seu filho
Uma das maneiras mais relevantes para aprender, no ambiente escolar, a processar os quadros de frustração é contar com o apoio psicológico.
Quando a instituição oferece essa abordagem, há a certeza de que o estudante terá um acompanhamento profissional para que os elementos de sua personalidade sejam mais bem trabalhados.
Os psicólogos e pedagogos podem ajudar o pequeno a identificar os motivos pelos quais eles se sentem tão frustrados, além de indicar caminhos para trabalhar os sentimentos associados quando se ouve um “não” ou quando algo acontece de um jeito diferente do desejado.
2. O desenvolvimento de atividades pedagógicas também tem a ver com essa questão
Outra forma que a escola ajuda a lidar com as frustrações do seu filho é ao executar atividades pedagógicas. Criar uma gincana, por exemplo, pode ser um jeito de mostrar que é preciso seguir regras, colaborar e absorver com resultados que, nem sempre, são os esperados.
A própria característica de impor regras e determinar que as atividades aconteçam em momentos específicos da rotina garante que a criança entenda que tudo tem lugar e hora — e que nem sempre é como ela deseja.
3. A prática de esportes é outra forma de trabalhar com vitória e frustrações
As atividades esportivas são muito benéficas por diversos motivos. Além de ajudar a desenvolver o senso de trabalho em equipe e liderança, contribuem para que a tarefa de absorver frustrações seja mais fácil.
Isso porque a criança precisará aprender a vencer e, principalmente, a perder. O espírito de competição será trabalhado de tal modo que ela descubra que, às vezes, o time adversário é simplesmente melhor.
Esses conceitos poderão, por analogia, ser empregados no restante da rotina, permitindo que ela entenda que as coisas acontecem de maneiras distintas.
4. As demais atividades sociais melhoram habilidades quanto às frustrações
Quando o seu filho é colocado diante de uma situação social, ele precisa exercitar a tolerância e interagir com personalidades e demandas diferentes. Dessa forma, ele aprende a ceder, a dialogar e, também, a trabalhar com o que não sai como o esperado.
Por isso, a escola ajuda a lidar com as frustrações do seu filho ao criar ambientes em que eles são colocados diante da necessidade de interagir, como para usar brinquedos ou participar de brincadeiras.
Eventualmente, isso aumenta a tolerância ao “não” e ao que não acontece exatamente aos desejos iniciais. Assim, a criança sofre menos quando precisa passar por um momento de frustração.
O conjunto de atividades na escola ajuda a lidar com as frustrações do seu filho e, por isso, é fundamental escolher uma boa instituição. Assim, é possível garantir que a criança se desenvolva sabendo que nem tudo é como se deseja, evitando birras e comportamento agressivo.
Você está lidando com algum problema ligado a esse tema? Compartilhe suas experiências nos comentários e participe!
Escrito por:
Ana Cintia Matos