4 séries educativas para assistir com o seu filho

séries educativas
Por vezes, as crianças e adolescentes se mostram muito desinteressados por assuntos escolares. Ainda que o incentivo por parte da família e dos professores seja grande, pode não ser suficiente. Diante desse impasse, o que fazer para amenizar essa questão?
Uma boa opção é transformar o momento de estudo em diversão. Hoje existem diversas opções de séries educativas que estimulam o aprendizado e contribuem bastante para as matérias aprendidas na escola.
Além disso, você pode aproveitar para passar um tempo a mais com seu filho, inclusive nas férias, para também acompanhar seu comportamento e se aproximar ainda mais dele. Gostou da sugestão? Então, confira nossa lista de indicações!

1. O Mundo de Beakman

Está é uma das séries educativas mais clássicas da televisão e encanta gerações há vários anos. Ela é considerada como uma divulgação da ciência para crianças, pois através do humor e da descontração mostra os mais diversos experimentos científicos.
Nela, o cientista Beakman tem a ajuda de seu companheiro, o rato Lester, e de suas assistentes de laboratório para realizar as atividades. Ele também responde cartas de participantes, tirando dúvidas sobre assuntos relacionados à física, química e biologia.

2. Doctor Who

Se seu filho tem hábito de leitura e se sente atraído por obras de ficção científica, esta é uma das melhores séries educativas com a abordagem. A história de Doctor Who (na tradução, “Doutor Quem”) viaja no tempo e no espaço, visitando diversas épocas e culturas e mostrando os mais variados acontecimentos históricos. O doutor muda de aparência e tem sempre uma acompanhante para ajudá-lo nos episódios.
Juntos eles enfrentam extraterrestres, monstros e até mesmo questões políticas em vários lugares do mundo. Com muita aventura e suspense, o programa está no ar há mais de 50 anos e a cada temporada se atualiza de acordo com o que se passa nos dias atuais. É uma excelente opção não só para você e seu filho, mas também para toda a família.
séries educativas

3. Anne With An E

Recentemente lançada pela Netflix, essa é uma das séries educativas que fez mais sucesso neste ano. Baseada na obra literária de Lucy Maud Montgomery, o roteiro acompanha Anne, uma garota de 13 anos que vive com seus pais adotivos e mais velhos e pertence a uma classe social abaixo das outras crianças da região.
A narrativa engloba questões muito importantes como bullying, influência dos amigos, respeito ao próximo e desigualdade social. É, portanto, uma série reflexiva, que tem como objetivo trabalhar a consciência e as diferenças entre as pessoas e como é importante ter uma mente aberta durante o crescimento.

4. Merlí

Voltada para pré-adolescentes e adolescentes, Merlí é uma das séries educativas espanholas de maior prestígio. Ela conta a história de um professor de filosofia, cujo filho também é seu aluno. A cada episódio, as ideias de um pensador são abordadas, inserindo-se no contexto dos personagens.
Nietzshe e Schopenhaure, por exemplo, são alguns dos filósofos mostrados no programa. Além disso, questões como política, sexualidade e o interesse e respeito pela vida escolar também são abordadas.

Como aplicar as séries educativas no cotidiano de seu filho

Ainda que as séries educativas sejam vistas como um estímulo à aprendizagem, é importante controlar excessos. Elas são ferramentas para trabalhar o interesse dos jovens, mas eles precisam entender que devem conciliar a diversão com os estudos da vida real.
Portanto, não deixe de controlar a televisão e lembre-se de que reduzir distrações também ajuda na concentração para tarefas de casa. Tem mais alguma sugestão interessante sobre este conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e participe!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: