5 dicas para aumentar a autoestima do seu filho

aumentar a autoestima do seu filho
Quem tem criança em casa sabe quão desafiador pode ser auxiliá-la a se tornar um adolescente e adulto seguro e confiante de todas as suas atitudes. A tarefa de aumentar a autoestima do seu filho é grande e deve ser iniciada desde os primeiros anos, já que a participação dos pais nesse aprendizado é essencial.
Que tal conferir algumas dicas para aumentar a autoestima do seu filho e fazer a diferença para ele na vida jovem e adulta?

1. Deixe seu filho escolher suas próprias coisas

Aumentar a autoestima do seu filho é deixá-lo ter autonomia, viver suas próprias experiências e observar as consequências de suas escolhas. Por isso é que é tão importante que, em alguns momentos de sua rotina, você permita que seu filho faça determinadas escolhas quando ele parecer interessado em fazê-las: escolher a roupa para ir a aula, sugerir uma atividade para fazerem juntos ou até mesmo escolher qual a comida que ele vai colocar no prato.
Essas pequenas atitudes vão permitir que seu filho construa a autoestima aos poucos, deixando-o mais seguro e confiante de que é capaz.

2. Reconheça os esforços da criança

Você passou uma atividade para seu filho e ele concluiu com sucesso? Reconheça esse esforço, por menor que seja, para aumentar a autoestima do seu filho. Você pode começar com reconhecimentos pequenos, como parabenizar quando ele escova os dentes sem que você mande ele fazer isso, ou celebrar quando ele tira uma nota boa na escola ou faz o dever de casa sozinho.
Reconheça esforços mais difíceis de acordo com o avanço da idade, já que ele sempre vai precisar contar com o seu incentivo para seguir em frente.
aumentar a autoestima do seu filho

3. Elogie sempre que for necessário

Elogiar é uma tarefa bem diferente de reconhecer um esforço. Elogiamos quando gostamos de algo e percebemos que a atitude é grandiosa o suficiente para merecer um parabéns mais “eufórico”.
Elogie uma roupa bonita que ele escolheu, um novo corte de cabelo, uma música nova que ele cantou ou até mesmo um desenho que fez. Esse reconhecimento carinhoso é uma ótima maneira de aumentar a autoestima do seu filho e, é claro, estreitar os laços entre vocês.

4. Evite fazer comparações

Humanos tendem a fazer comparações por natureza e, por isso, é preciso ter muito cuidado quando essa comparação é feita com uma criança que ainda está em fase de desenvolvimento emocional. Não compare seu filho com outras crianças, nem mesmo com os irmãos, quando estiver fazendo algo errado (ou certo). Crianças não veem a comparação como algo que os desafia a mudar e, por isso, podem sofrer com uma queda de autoestima quando ela acontece.

5. Escutar ajuda a aumentar a autoestima do seu filho

Qual foi a última vez em que você, realmente, parou para escutar o seu filho? Suas dúvidas, inseguranças, elogios, palavras de carinho. Crianças estão sempre buscando a atenção de seus pais em momentos diferentes e, quando elas conseguem, isso é um grande reforço para sua autoestima.
Por isso, para aumentar a autoestima do seu filho, comece a perceber em sua rotina quando é que você realmente dá atenção para escutá-lo e dividir um tempo de qualidade com ele.
Como você tem feito para aumentar a autoestima do seu filho? Quais são as dicas que você já aplicou no dia a dia? Conte para a gente!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: