5 maneiras de desenvolver autoconfiança no seu filho

desenvolver autoconfiança no seu filho
Desenvolver autoconfiança no seu filho é uma das tarefas mais importantes, porém, mais desafiadoras de se tornar um pai ou uma mãe. É preciso aprender a preparar nossos filhos para os desafios que eles enfrentarão no mundo, mas, ao mesmo tempo, sabemos de nossa própria insegurança ao permitir que eles naveguem sozinhos nesse universo de novas descobertas.
Para ajudá-lo na tarefa de desenvolver autoconfiança no seu filho de maneira eficiente e satisfatória, preparamos este artigo com algumas dicas simples. Que tal conferir?

1. Deixe ele tomar algumas decisões sozinho

Quanto mais novos são nossos filhos, maiores são as nossas tendências de tomar as decisões por eles, por julgarmos que ainda são incapazes de fazer as melhores escolhas. Entretanto, para desenvolver autoconfiança no seu filho é preciso começar a deixar essa prática para trás, e permitir que ele mesmo sinta o gosto e desenvolva a vontade e curiosidade de tomar suas decisões sozinho – mesmo que ele possa falhar mais à frente.
Esse é o primeiro passo para que ele comece a conhecer seus limites e trabalhar a autoconfiança no seu dia a dia.

2. Estimule-o a enfrentar desafios

Ao tomar decisões sozinho, é natural que seu filho enfrente, com uma certa regularidade, desafios próprios, e que, no começo, não vai saber lidar com eles da maneira esperada. Ao invés de agir como um pai que pretende proteger seu filho, esse é um dos momentos mais importantes para desenvolver autoconfiança no seu filho, deixando que, mesmo nas dificuldades, ele tome suas próprias decisões, já que nem sempre ele terá seu suporte para fazer a escolha certa. Estimule-o, portanto, a enfrentar esses desafios, não deixando que ele recue quando, inicialmente, a situação parece desfavorável.
desenvolver autoconfiança no seu filho

3. Errar também é uma maneira de desenvolver autoconfiança no seu filho

Quem toma suas próprias escolhas naturalmente vai falhar, em algum momento da rotina: e esse é um ponto extremamente importante para desenvolver autoconfiança no seu filho. O erro é que nos ensina a perceber o que fizemos para falhar e a pensar em novas alternativas para tomar a decisão certa, quando enfrentarmos a mesma situação novamente. Quem não erra não aprende, não se desenvolve e, portanto, não se sente nunca autoconfiante para tomar suas próprias decisões sozinho, sem depender de ninguém.

4. Elogie suas atitudes positivas, sem exagerar

Uma boa maneira de desenvolver autoconfiança no seu filho é incentivá-lo e elogiá-lo, sempre que ele tomar uma decisão ou atitude certa. O estímulo positivo é extremamente importante para que a criança se sinta confiante na hora de tomar determinadas atitudes.
Mas, cuidado! Da mesma maneira que você não deve deixar de elogiá-lo quando acertar, evite também exagerar e colocar seu filho em um pedestal da perfeição, visto que essa situação pode deixá-lo confortável demais, ou prejudicá-lo quando ele precisar lidar com algum tipo de frustração.

5. Permita que ele busque desafios próprios sempre que possível

Desenvolver a autoconfiança é também saber encontrar seus próprios desafios, desvencilhando-se cada vez mais do que os outros mandam você fazer. Isso serve também para seu filho. Por isso, permita que ele vá atrás de seus próprios desafios, enfrentando batalhas que serão somente dele e que, muitas vezes, você não vai conseguir participar. Isso permite que ele se torne mais independente e confiante em suas ações.
Como você faz para desenvolver autoconfiança no seu filho? Compartilhe com a gente suas experiências!

Escrito por:
Ana Cintia Matos