5 maneiras de dizer não para o seu filho
Ser pai é uma das alegrias de qualquer pessoa que tem como sonho ter uma grande e feliz família. Entretanto, junto com a alegria de ter um filho, chegam as responsabilidades de educar essa criança para que ela cresça dentro dos padrões que desejamos.
Uma das etapas de criação mais importantes é conseguir dizer não para o seu filho, mas sabemos que nem todos os pais estão prontos para esta árdua tarefa. Para lhe ajudar a ter sucesso e dizer não para o seu filho sem magoá-lo, separamos algumas dicas. Confira!
1. Explique o motivo ao dizer não para o seu filho
O primeiro passo de qualquer pai que quer dizer não para o seu filho de uma maneira eficiente é partir logo para a explicação dos motivos em negá-lo a possibilidade de algo. Adolescentes e, na grande maioria das vezes, crianças, não têm noção dos limites que precisam ser impostos em determinadas situações e, por isso, o não pode ficar parecendo simplesmente uma implicância por parte dos pais.
Justificar, portanto, é uma importante estratégia para fazê-los entender que existem regras que precisam ser cumpridas e que isso não significa que você está desejando o mal para eles.
2. Fale com seus filhos na altura dos olhos
Esta é uma técnica muito interessante para aplicar em crianças. Ao dizer não para o seu filho é importante que você se coloque na altura dos olhos dele, assim conseguirá mostrar que está disposto a falar com ele de igual para igual, sem ameaçá-lo, mas sim com a intenção de compreendê-lo.
Essa é uma importante técnica para que seu filho olhe diretamente nos seus olhos e compreenda exatamente a razão da negativa que você acabou de dar a ele.
3. Não determine proibições e punições
Falar não e logo depois determinar algum tipo de proibição ou punição para o seu filho é uma péssima estratégia. Os pequenos jamais devem assimilar que uma negativa é sempre algo que vem seguida de alguma situação prejudicial para eles. Na grande maioria das vezes, inclusive, ele precisa entender que o seu não vai protegê-lo e torná-lo uma pessoa melhor. Para isso, é preciso que você tire a sensação de punição do seu não, utilizando algumas das técnicas que apresentamos acima.
4. Peça para seu filho argumentar sobre o que deseja lhe pedir
Nem sempre você precisa dizer não para o seu filho de maneira imediata, para que ele lhe obedeça. Tire um tempinho para deixar ele se explicar, colocar para fora toda a sua necessidade de argumentar sobre uma determinada ação ou pedido – pode ser sugerido acordos estabelecidos pelos pais frente a uma argumentação da criança. Depois você pode, com tempo e paciência, igualmente explicar o seu não. Essa é uma ótima estratégia para trazer o seu filho para o seu lado quando vocês discordarem sobre determinadas decisões e assuntos.
5. Aponte as vantagens e desvantagens da ação que seu filho quer tomar
A sua argumentação também pode ser importante para que seu filho compreenda o motivo do seu não. Para isso, antes de apresentar a negativa, que tal ajudá-lo a raciocinar sobre o que ele está pedindo para você? Aproveite esse momento de proximidade entre vocês para apontar as vantagens e desvantagens da situação, permitindo que ele mesmo chegue a conclusão de que o não é a melhor alternativa.
Essas são apenas algumas das maneiras de dizer não para o seu filho. Como você tem feito na sua casa? Conte para a gente!
Escrito por:
Ana Cintia Matos