5 maneiras de seu filho se adaptar à escola
A chegada em uma nova escola pode ser muito difícil para uma criança. Por isso, o primeiro dia de aula pode ser um desafio inesperado por parte de muitos pais de primeira viagem, e também para as crianças, que estão vivendo essa nova fase de sua vida.
Algumas pequenas atitudes tomadas na aproximação dessa data podem fazer seu filho se adaptar à escola com mais facilidade, tornando os dias de sua rotina mais tranquilos, produtivos e divertidos. Que tal conferir como proceder quando seu pequeno tiver que começar a frequentar a escola?
1. Leve ele para comprar os materiais escolares
Para seu filho se adaptar à escola é preciso começar a mergulhá-lo nesse universo antes mesmo do primeiro dia de aula. Não apenas levá-lo para conhecer o colégio, encontrar os uniformes escolares e conhecer professores e coleguinhas, uma boa estratégia para essa adaptação ser melhor é levar seu filho para comprar os materiais escolares.
Livros, cadernos, lápis, canetas. Quem é que não gosta de comprar tudo novinho e com cheirinho de não usado para colocar na mochila e no estojo para começar as aulas com o pé direito? Esse momento vai permitir que seus filhos tenham mais ânimo para enfrentar o dia a dia da escola.
2. Emoções podem vir à tona e você precisa ensiná-lo a vencê-las
É natural que nos primeiros dias de seu filho se adaptar à escola ele sinta a pressão emocional dessas novas experiências. Chegar chateado ou até mesmo chorando por conta das dificuldades naturais da adaptação pode ser uma atitude comum dele nos primeiros dias.
É seu papel confortar seu filho, naturalmente, mas deixando sempre claro que essa é uma situação que ele precisa enfrentar. Mostre sempre como a escola é uma etapa importante de sua vida e que ele vai precisar conviver. Explique também que os desafios fazem parte da vida e que eles vão se tornando mais fáceis quando ele for crescendo, para que ele se sinta estimulado a se sentir mais “adulto” quando vencê-los.
3. Permita que ele mantenha relações com antigos amigos
Para crianças que estão mudando de escola talvez a etapa mais difícil para o filho se adaptar à escola é perder o contato com os antigos amigos. Por isso, nesses primeiros meses, faça um esforço para que ele mantenha as relações com os amigos do outro colégio, para que sinta que ele não está perdendo nada ao mudar de colégio, mas sim ganhando a oportunidade de conviver com novos amigos.
Permita que ele vá a festinhas, ligue para os colegas e até mesmo durma na casa deles. Amigos sempre são bons e podem ajudá-lo a viver essa fase complicada.
4. Achar uma referência pode ajudar seu filho se adaptar à escola
Uma ótima maneira de seu filho se adaptar à escola é encontrar uma referência de segurança no novo colégio. Um primo que já estuda por lá, um filho de um amigo dos pais ou até mesmo um professor de confiança podem ajudar a criança a se sentir em um ambiente seguro com mais facilidade.
Incentive seu filho a buscar essa referência nos primeiros dias de aula e, caso não consiga, peça ajuda dos professores nessa adaptação.
5. Converse sempre com seu filho
É preciso que o diálogo com seu filho sempre esteja aberto em qualquer fase da vida, especialmente nessas que são mais difíceis. Por isso, sempre esteja pronto para um bate papo, mesmo que informal, sobre os dias na escola, os novos amigos e até mesmo os estudos. Quanto mais próximos vocês forem, maiores são as chances do seu filho te procurar quando algo não estiver dando certo na rotina escolar.
Fazer seu filho se adaptar à escola pode ser um desafio grande em um primeiro momento, mas é uma etapa importante do amadurecimento da criança. Como você tem feito para que seu filho se sinta bem na nova escola? Conte para nós!
Escrito por:
Ana Cintia Matos