5 passos para montar uma lancheira saudável

montar uma lancheira saudável
A alimentação equilibrada e saudável é um dos cuidados mais importantes que qualquer pai ou mãe deve ter com a saúde e qualidade de vida dos seus filhos. O que comemos está diretamente relacionado com o funcionamento correto do nosso metabolismo e, para as crianças, ainda tem relação com o crescimento e com o desenvolvimento psicológico — além do desempenho escolar.
Por isso, montar uma lancheira saudável é algo que demanda a atenção dos pais, visto que é preciso garantir que as crianças consumam tudo que precisam para aproveitar ao máximo o aprendizado no ambiente escolar. Se você tem tido dificuldade em montar uma lancheira saudável para o seu filho, neste artigo separamos algumas dicas que podem ajudá-lo. Confira!

1. Priorize o uso de alimentos 100% naturais

O principal ponto de atenção ao montar uma lancheira saudável para seu filho deve ser o cuidado para escolher produtos adequados para esse fim. Ou seja, valorize sempre o envio de alimentos 100% naturais para seu filho, deixando de lado opções rápidas e muito práticas como sucos de caixinha, salgadinhos e refrigerantes.
Opte por montar uma lancheira rica em frutas, sanduíches naturais, sucos de fruta fresca e outros produtos que você vai preparar com suas próprias mãos — contando, inclusive, com o apoio do seu filho na execução das tarefas.

2. Escolha alimentos que não vão estragar na merendeira

Não basta apenas escolher alimentos 100% naturais ao montar uma lancheira saudável para seu filho levar à escola. É preciso ficar atento também com o acondicionamento desses produtos e quais deles não correm o risco de estragar na merendeira, podendo expor seu filho a um risco de intoxicação alimentar desnecessário.
Por isso, tome cuidado ao selecionar produtos lácteos — que podem estragar em temperaturas mais altas — e outros alimentos frescos, que não tem muita duração fora da geladeira. Opte sempre por frutas com casca, que são mais resistentes, e outras receitas que podem resistir por um bom tempo sem refrigeração.

3. Siga as regras de uma alimentação equilibrada

Alimentação equilibrada é completamente diferente de ter uma alimentação restritiva. Crianças, inclusive, devem evitar praticar alimentações restritivas, visto que estão em fase de desenvolvimento e necessitam de maior cuidado com o que consomem, garantindo a ingestão de todos os nutrientes disponíveis para a nossa saúde.montar uma lancheira saudável
Por isso, garanta que a lancheira do seu filho tem boas opções de frutas, mas também de carboidratos, proteínas, líquidos e até algumas gorduras que fazem bem para a saúde (como as provenientes de castanhas, do leite integral e da manteiga). Quanto mais variada for a alimentação do seu filho, melhor essa situação será para sua saúde.

4. Em um dia especial, você pode fazer um agrado para seu filho ao montar uma lancheira saudável

Como afirmamos no tópico anterior, uma alimentação saudável jamais deve ser vista como uma alimentação restritiva. Isso significa que você pode sim, sempre que julgar necessário, fazer um agrado para seu filho ao montar uma lancheira saudável.
Pode mandar um pedaço de bolo para seu pequeno no dia do aniversário, alguns quadradinhos de chocolate na sexta-feira ou até mesmo permitir que ele compre algo na lanchonete da escola uma vez na semana ou no mês. O que importa aqui é o equilíbrio e que seu filho entenda que esses pequenos agrados esporádicos não são um crime, afinal, alimentação também é momento de prazer.

5. Monte cardápios saudáveis, mas de acordo com o paladar da criança

É claro que você precisa sempre estar atento à qualidade dos alimentos colocados no cardápio ao montar uma lancheira saudável, mas não é recomendado desrespeitar o paladar do seu filho nessa hora. A criança precisa comer durante a rotina escolar para manter sua disposição e desempenho e, por isso, a merendeira não é o momento de testar ou educar o paladar infantil com novos sabores.
Monte sempre um cardápio saudável, mas que esteja de acordo com aquilo que seu filho gosta de consumir ao longo do dia.
Montar uma lancheira saudável não é uma tarefa tão difícil quanto parece, especialmente após conferir as dicas que separamos acima. O que você costuma mandar na merendeira do seu pequeno? Conte para a gente!
 

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: