Como a afetividade gera segurança para seu filho?
A afetividade gera segurança e, dificilmente, alguém vai contestar isso. Quanto mais carinho e amor você conseguir proporcionar para a sua família, mais seguro seus filhos seguirão quando adultos e, até mesmo, ainda nessa primeira fase da vida. Entenda melhor.
A afetividade gera segurança e mais espaço na vida da criança
Sentindo-se mais seguro, o seu filho com certeza se sentirá também mais acolhido e cativado. É muito comum observarmos em famílias um grande abandono emocional. Um bom exemplo de medir isso é você contabilizar quantos vezes presenteou seus filhos e quantas vezes ajudou-o a brincar com os presentes. Ainda melhor, é se perguntar, quantas vezes você observou se aquele brinquedo seria de fato um fator positivo na educação da criança.
O que é comum observamos, são pais com comportamentos totalmente opostos. Compram aquele super videogame ou aquele jogo de última geração, como uma forma de camuflar a sua ausência na rotina da criança. Muitas vezes, o filho se vê com presentes que sequer são indicados para a sua faixa etária. Crianças que se sentem estranhas em relação aos seus pais, enxergando-os apenas como uma fonte para ter o que deseja.
O afeto aumenta a autoestima de todos nós
Por trás de uma criança rebelde, você provavelmente encontrará pais que não se preocupam com a educação do filho. A afetividade gera segurança e essa, gera autoestima. Um aluno com pais participativos e afetuosos sente-se estimulado para a vida. É uma criança mais feliz, mais proativa, mais desinibida.
O afeto é a base para a maior parte de nossos relacionamentos. Se você não oferece isso para seu filho, ele sentirá dificuldade também de desenvolver um laço com outras pessoas, sejam elas da família ou professores e amigos da escola, por exemplo.
A afetividade desenvolve sentimentos ao próximo
Sentimentos são tidos como fraqueza nesses tempos em que vivemos. Tudo é conceituado a partir de rótulos. Se a criança não tem afeto, amor, atenção e outros sentimentos em casa, dificilmente conseguirá fazer o mesmo pelo próximo. Além disso, as chances de passar isso para o próprio filho é bem considerável.
A mudança de comportamento parte exclusivamente dos pais. Cabe ao pai e/ou a mãe, ensinar seus filhos a melhor forma de viver socialmente. Se o exemplo dado em casa for concreto, com certeza a criança o levará para o convívio social.
Desenvolva relações saudáveis e mostre para a criança como a afetividade gera segurança. Acima de tudo, mostre para ela como, no dia-a-dia, isso faz toda diferença em seu desenvolvimento como pessoa. Não apenas falar como seu filho deve fazer, mas principalmente, mostrar com suas próprias atitudes.
A família deve ser o exemplo
Mesmo a escola sendo um meio educador de muita importância para a criança, é na família que ela sempre terá os melhores e maiores exemplos. Trabalhar o amor e as boas relações entre todos do grupo familiar, por menor que ele seja, faz com que seu filho veja que a afetividade gera segurança e outras bases.
Desenvolva atividades, promova conversas em grupo, frequente palestras e grupos psicológicos e outras ações que ajudam nesse crescimento.
Então o que acha de começar a mudança nesse relacionamento hoje mesmo? Sempre é hora de crescer e trazer o bem para as suas relações. A afetividade gera segurança e muito mais!
Como você trabalha a afetividade dos seus filhos em casa? Conta pra gente nos comentários!
Escrito por:
Ana Cintia Matos