Alfabetização: 4 dicas para estimular o seu filho em casa

alfabetização
A alfabetização é uma das fases mais complexas na vida dos estudantes. São inúmeras descobertas em um curto espaço de tempo, sem falar das mudanças na rotina dos pequenos, que deixam a Educação Infantil e ingressam no Ensino Fundamental.
Por ser um período intenso, é importante que os pais participem ativamente, estimulando o filho a exercitar o que está aprendendo na escola em seu dia a dia. Para ajudar os pais nessa missão, listamos a seguir 4 dicas para incentivar o processo de alfabetização do seu filho em casa. Confira!

1. Torne a leitura um hábito

Para estimular a criança em período de alfabetização, uma dica importante que os pais não devem deixar de lado é a leitura. Destine alguns minutos do dia para ler uma história adequada à faixa etária do seu filho, pode ser nos momentos antes da criança ir para a cama.
Os pais não devem ler a história rapidamente para se “livrar” da atividade. É interessante explorar bastante a imaginação da criança, com uma interpretação divertida do narrador. Além disso, nessa fase de alfabetização, os pais devem aproveitar os livros para apresentarem aos filhos as letras e, juntos, formarem algumas palavras, como o próprio nome da criança.
A família também pode incentivar a leitura além dos livros. Ler com a criança as placas nas ruas, os rótulos dos produtos e as legendas de um filme ou desenho são maneiras criativas de internalizar o hábito de ler ainda na fase de alfabetização.

2. Nomeie os materiais escolares junto com a criança

Outra dica para estimular a alfabetização do filho em casa é o convidando para nomear os materiais escolares. Os pais podem escrever o nome do filho na etiqueta do livro e o convidá-lo para fazer o mesmo nas etiquetas dos cadernos. Mesmo que a criança só copie, ela consegue desenvolver a escrita cursiva nessa atividade.alfabetização

3. Estimule a escrita e aprimore a alfabetização do seu filho

Quanto mais os alunos treinarem a escrita e a leitura, melhor será o seu processo de alfabetização. Sendo assim, é interessante que o ato de escrever esteja presente na rotina da criança também em casa. Há várias maneiras de trazer a escrita para a vida do seu filho, uma delas é sugerir para o pequeno criar um diário contando as situações que vivenciou no dia.
Além disso, é interessante envolver o filho em atividades da casa em que a escrita esteja presente, como na realização da lista de produtos que devem ser comprados no supermercado e na produção dos bilhetes e lembretes para os membros da família.
Também vale trazer um pouco do universo escolar para dentro de casa. As crianças adoram brincar de escolinha, então, oferecer uma pequena lousa com giz é uma maneira de unir diversão com o estímulo da escrita.

4. Respeite o tempo da criança

Como abordado no início do artigo, a alfabetização é um período complexo para os alunos. Além disso, é comum os pais ficarem ansiosos para verem o filho lendo e escrevendo o mais rápido possível. Mas, é preciso que a família e os educadores respeitem o tempo de cada criança.
Nesse período, é normal que os estudantes esqueçam uma letra, invertam as sílabas ou troquem os sons. Se os pais ficarem preocupados com esses erros e começarem a corrigir e dar broncas no filho, o processo de alfabetização pode ser prejudicado, pois a criança ficará insegura.
A dica é encorajar o filho a tentar escrever, reconhecendo o seu esforço e notificando de maneira natural e sem cobranças os possíveis erros que a criança comete na escrita ou na leitura.
No artigo de hoje, mostramos 4 dicas para estimular seu filho em fase de alfabetização. Se você já aplicou alguma dessas dicas ou se conhece outras formas de incentivar as crianças que estão passando por esse processo, compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Escrito por:
Ana Cintia Matos