4 motivos para o seu filho aprender uma segunda língua

Colegio Boa Viagem 4 motivos para o seu filho aprender uma segunda lingua
Um dos grandes benefícios que a geração atual de crianças e adolescentes obteve com o avanço da globalização e das relações internacionais, é a capacidade de se conectar com o mundo de uma maneira completamente diferente do que seus pais e avós tiveram. Graças a isso, nossos filhos conseguem se relacionar muito mais facilmente com diferentes culturas, ideias e sociedades, se tornando verdadeiros cidadãos do mundo.
Outra grande vantagem da globalização para a vida de nossos filhos é a capacidade de estudar diferentes línguas, podendo ir muito além do português no desenvolvimento de sua comunicação. Neste artigo vamos citar alguns dos principais motivos para que você incentive seu filho a aprender uma segunda língua. Confira!

Aprender uma segunda língua ajuda a exercitar o cérebro

Neurocientistas e pesquisadores no campo da medicina já afirmaram que nós não utilizamos toda a capacidade que nosso cérebro permite, quando estamos nas nossas atividades diárias (ou até mesmo trabalhando e estudando). Ativar os lados do cérebro que ficam inativos demandam de nós a prática de “exercícios” que não são usuais para a nossa rotina.
Um bom exemplo desses “exercícios cerebrais” é aprender uma segunda língua. Estudar uma língua que não é a nossa natal força o cérebro a trabalhar áreas que ele não está habituado a usar, podendo ajudar a melhorar não somente a sua atividade, como também minimizar o risco de doenças degenerativas como a demência e o Alzheimer. Quer motivo melhor para o seu filho estudar uma outra língua do que ajudar a cuidar da própria saúde?
aprender uma segunda língua

Falar outra língua aumenta a capacidade de se conectar com o mundo

Falamos no início desse artigo sobre a importância de se conectar com um mundo cada vez mais globalizado. Atualmente, não ser capaz de se comunicar em uma outra língua que não seja a sua nativa, pode prejudicar significativamente essa característica importantíssima da geração atual.
Por esse motivo, para garantir que seus filhos tenham a possibilidade de buscar novos conhecimentos e fontes de informação que não estão somente no Brasil, é interessante incentivá-lo a aprender uma segunda língua.

Crianças bilíngues tem maior facilidade de aprendizado e raciocínio

Aprender uma segunda língua também tem um papel muito importante no desenvolvimento do raciocínio das crianças e adolescentes, especialmente nos mais novos, que têm maior facilidade em absorver essa nova habilidade.
Especialistas em comportamento e pedagogia infantil afirmam que crianças bilíngues, quando comparadas com aquelas que falam somente a língua natal, têm maior facilidade para aprender novas informações e raciocinar melhor. Por esse motivo, aulas de línguas podem ajudar os alunos a tirar melhores notas em outras disciplinas.

A segunda língua ajuda a treinar a escuta e a leitura

Aulas de línguas costumam utilizar muitos exercícios de escuta e de escrita, para incentivar os alunos a melhorarem sua compreensão sobre o que estão aprendendo, e também para avaliar se conseguem aplicar esses novos conhecimentos no dia a dia. Esses exercícios também são extremamente importantes para ajudar os alunos a melhorarem suas habilidades de escrita e de leitura em sua própria língua, comunicando-se com mais facilidade na sua rotina e nos relacionamentos com seus colegas e famílias.
Aprender uma segunda língua é uma prática que pode trazer diversos benefícios para seus filhos. Por esse motivo é tão importante valorizar uma escola que incentive, em sua grade, esse tipo de conhecimento.
Seu filho já estuda uma segunda língua? Quais os benefícios que você já observou na sua rotina e aprendizado? Conte para a gente nos comentários e confira mais informações no nosso blog!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: