Atividade Esportiva: quais os benefícios para cada faixa etária

atividade esportiva
Praticar uma atividade esportiva ainda na infância é um benefício não apenas para a saúde física, mas também para a saúde mental. Esse momento faz parte do processo de socialização da criança, sendo importante que os pais participem e incentivem o máximo possível.
Além de ajudar a controlar mais a hiperatividade em idades menores, os esportes também são ótimos aliados para reduzir a ansiedade na adolescência. Sabemos o quanto escolher o exercício certo pode ser difícil. É preciso que a criança se sinta confortável e a atividade seja atrativa para ela.
Para ajudar você nesse processo de escolha, mostraremos alguns benefícios da atividade esportiva em diferentes faixas de idade. Veja.

Atividade esportiva de 0 a 2 anos

Essa é a fase em que a criança está descobrindo seus sentidos e seus movimentos. É também o melhor momento para os pais estreitarem ainda mais os laços afetivos com seus filhos. A atividade esportiva é muito indicada para bebês, mas é necessário um acompanhamento pediátrico bem intenso. A criança deve ter a saúde em dia e, caso apresente alguma resistência, os pais precisam parar.
Aqui, atividades que envolvam resistência e reflexo são as mais indicadas. A natação é um esporte amplamente praticado por bebês a partir dos 6 meses de idade. Ajuda bastante no desenvolvimento do corpo e na coordenação motora.
Você pode também praticar esportes com bola. Chute, arremesso ou outras brincadeiras de ação e reação. É importante que você utilize bola de material muito leve ou bexigas. Isso evita que a criança se machuque.
atividade esportiva

Atividade esportiva entre 2 e 5 anos

O seu filho ainda está compreendendo e reconhecendo seus limites e movimentos. Essa fase também é quando a criança está hiper agitada e precisa, de fato, gastar toda a sua energia correndo e pulando.
Opte por uma atividade esportiva em que o pequeno possa estimular a coordenação motora e os sentidos. Pular corda, esportes de arremessos, circuitos com obstáculos para pular e correr, atividades de pegar, entre outros tipos são as melhores.

Atividade esportiva para crianças de 6 a 8 anos de idade

A atividade esportiva nessa faixa de idade é mais indicada para que a criança desenvolva um senso comum de respeito às regras. Além do trabalho educacional que os pais fazem em casa na hora de impor limites, as atividades mostram que obedecer regras faz parte de qualquer tipo de sistema, seja a família, escola ou uma aparente brincadeira.
Então o melhor é optar por um esporte com regras para seu filho. Futebol, handboll, judô, entre outros similares.

Atividades esportivas de 9 a 14 anos

Aqui o seu filho já tem uma consciência maior para praticar atividade esportiva com regras e incentivo à disputa. Além das atividades que citamos acima, ele também pode se especializar em algum esporte, como capoeira, vôlei, futebol, e muitas outras.
Apesar de ser mais fácil escolher uma atividade nessa fase, é importante que os pais entendam o gosto da criança. Praticar uma atividade esportiva que ele goste vai, não apenas torná-lo um adulto mais focado, como também pode ajudá-lo a desenvolver uma carreira como atleta profissional, caso seja esse o desejo.
Seu filho já pratica alguma atividade esportiva? Conte-nos qual, nos comentários! Esses exercícios são ótimos para o desenvolvimento emocional. Para entender melhor, indicamos que você leia o post sobre psicomotricidade relacional.

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: