Veja como as atividades extracurriculares ajudam no desenvolvimento dos alunos

Colégio Boa Viagem Veja como as atividades extracurriculares ajudam no desenvolvimento dos alunos
Quando uma escola oferece atividades extracurriculares, ela oferece também diversas possibilidades benéficas para seus alunos. Mais do que para ocupar o tempo, essas atividades têm objetivos bastante relevantes para o desenvolvimento dos alunos.
Indo desde o intelecto até o físico, veja a seguir como essas atividades podem ajudar os alunos em seu desenvolvimento.

Estimulam o aprimoramento de novas competências e habilidades

Quando a escola oferece atividades extracurriculares como o ensino de uma segunda língua, o resultado é que os alunos podem desenvolver novas competências e habilidades.
Além de garantir que alunos tenham conhecimento sobre as matérias tradicionais, uma escola com atividades do tipo permite que o aluno seja exposto a novos conhecimentos e tenha novos aprendizados.
Isso o diferencia de alunos que não passam por essa experiência e, no futuro, colabora até mesmo para o mercado de trabalho.

Atividades extracurriculares favorecem as habilidades sociais

Esse tipo de atividade também tem o importante papel de ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais dos alunos. Por meio de atividades esportivas, por exemplo, os alunos aprendem não apenas a importância de trabalhar em equipe, mas também a como se relacionar adequadamente.
Essa característica se deve ao fato de que atividades fora do currículo tradicional impedem que a criança fique fechada dentro do universo do seu próprio lar. Ao vivenciar novas experiências e conhecer novas pessoas, suas habilidades sociais vão sendo aprimoradas.
atividades extracurriculares

Fortalecem e facilitam o aprendizado do que é ensinado em sala de aula

Quando as atividades extracurriculares consistem em trabalhos de complemento ao que é ensinado dentro de aula, o resultado é que a absorção e o fortalecimento desses conhecimentos se tornam mais fáceis.
Em vez de ter que decorar uma série de termos sobre ciências, por exemplo, o aluno fixa os conhecimentos muito mais intensamente se aprender isso por meio de projetos fora da sala de aula, como os com abordagem prática.
Isso se reflete não apenas na melhora das notas, mas também na interdisciplinaridade. Além disso, os conhecimentos são absorvidos de maneira mais intensa e ajudam a construir uma base de conhecimento mais sólida para o futuro, inclusive profissional.

Garantem a saúde física e psicológica dos alunos

A escola não pode ser um local desagradável para os alunos ou isso poderá causar diversos impactos no psicológico. Com o avanço da tecnologia, há outra questão a ser observada: o sedentarismo crescente entre os jovens, levando à obesidade e outros problemas de saúde.
As atividades fora do currículo, por sua vez, podem ajudar a resolver ambos os problemas de uma só vez. Com atividades esportivas, por exemplo, é possível garantir não apenas a atividade física, mas também o ganho de sensação .de bem-estar, satisfação e autoestima para os alunos.
O desenvolvimento dos alunos é favorecido por atividades extracurriculares porque, dentre outras coisas, elas ajudam na absorção de conhecimento, no ganho de novas habilidades e na própria saúde. Com isso, o aluno passa a ter uma qualidade de vida muito maior — e não apenas na escola.
Você conhece escolas que oferecem atividades extracurriculares? O que você pensa sobre a realização de atividades desse tipo? Comente e participe com suas opiniões!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: