Aulas de robótica: 5 habilidades desenvolvidas pela criança
Na infância, qualquer aprendizado se torna muito mais sólido. Como a criança ainda está em desenvolvimento, consegue se adaptar melhor ao novo conhecimento e se sente mais motivada para ir mais além em sua descoberta.
Em um mundo tão moderno e globalizado, muitos estudantes começam a receber noções de programação e robótica já nessa fase da vida. A importância da matéria é tanta, que chega a ser comparada à necessidade do ensino de uma língua estrangeira.
Mais que isso, as aulas de robótica desenvolvem habilidades específicas que trarão muitos benefícios no futuro pessoal e profissional dos pequenos. Este artigo mostra quais são elas e que outros benefícios agregam a longo prazo. Confira!
1. Raciocínio lógico
Através da linguagem de programação, os estudantes são estimulados a estruturar melhor seu pensamento. Como precisam delegar ações desenvolvidas em códigos para o computador, começam a ordenar sequências para letras e números que resultem na função necessária.
Dessa forma, conseguem passar dos comandos simples para outros mais complexos ao longo da prática. A atividade acontece no lado esquerdo do cérebro, onde se concentra o raciocínio lógico, analítico e crítico.
2. Organização nas aulas de robótica e nas tarefas diárias
As aulas de robótica exigem muita concentração e organização, já que a solução dos desafios precisa ser assertiva e inteligente. Ou seja, o aprendizado demanda que pensamentos, ações e materiais estejam sempre em ordem, para que o planejamento fique bem feito e não haja dificuldade ou confusão para criar.
A organização acaba se tornando uma constante na vida do aluno. Ao se acostumar a estabelecer prioridades, ele consegue aplicar o conceito em outras tarefas diárias, como os estudos e os compromissos em casa.
3. Escrita
Por mais que não pareça, as aulas de robótica influenciam bastante na absorção de matérias de ciências humanas. Como os alunos precisam trabalhar com a estruturação do pensamento, passam a escrever ainda melhor, pois os textos tomam uma forma mais rígida e organizada.
A partir disso, há a identificação das informações certas para determinar o começo, o meio e o fim da produção de texto. O resultado final é uma escrita coerente e concisa.
4. Criatividade
Nas aulas de robótica, os alunos precisam criar games, programas e aplicativos. Portanto, necessitam planejar não só a estrutura da programação, mas também sua funcionalidade, seu visual e muitos outros detalhes importantes para que o projeto tenha valor.
Para tanto, é preciso pensar e usar bastante a criatividade. Como resultado, as crianças conseguem ampliar sua visão de mundo, crescem mais empáticas e ficam mais interessadas em saber quais necessidades poderão sanar com o uso de seu conhecimento.
5. Melhor desempenho escolar
As aulas de robótica exigem que a interdisciplinaridade esteja sempre presente. Afinal, a programação pede noções matemáticas e os programas utilizados muitas vezes estão em inglês. Sendo assim, a criança melhora seu desempenho escolar ao demonstrar mais interesse por essas matérias, visando um entendimento maior do que precisa para programar.
Para completar, familiarizar-se com números e com um novo idioma faz com que o aluno raciocine com mais precisão na hora da prática. A teoria realmente sai do papel e se transforma em projetos virtuais incríveis.
Seu filho já participou de aulas de robótica? Você sabia de todas essas habilidades que o aprendizado ajuda a desenvolver? Deixe um comentário abaixo e conte mais sobre isso!
Escrito por:
Ana Cintia Matos