Autoimagem e vaidade na adolescência: até quando é saudável?

vaidade na adolescência
A vaidade na adolescência é um assunto importante e que precisa ser debatido entre pais e educadores. Isso porque nem sempre os jovens encaram a autoimagem de maneira tranquila. Muitos não se aceitam e buscam a todo momento se enquadrar em padrões de beleza que são destaque na sociedade.
Gostar de se arrumar, comprar roupas da moda e cuidar do corpo, do cabelo e da pele são sinais de vaidade na adolescência absolutamente normais e presentes em boa parte dos jovens. Porém, o desafio da família é perceber quando essa vaidade já não está se apresentando de maneira saudável, causando problemas para o filho.
Na sequência, vamos mostrar algumas dicas que ajudarão os pais a compreenderem quando a vaidade na adolescência se tornou algo angustiante e perigoso para o filho. Confira!

Diálogo ajuda a compreender os desafios do filho

A maneira mais eficiente de identificar se a vaidade na adolescência não está mais sendo algo saudável para o seu filho é mantendo um canal aberto de diálogo com o jovem. Quando os pais não dão abertura para o filho conversar, relatar os seus medos e problemas, fica difícil saber se há algo errado acontecendo na vida do adolescente.
Por isso, é interessante que desde a infância os pais se aproximem dos filhos para conversar sobre diversos assuntos. Assim, quando chegar na adolescência, um período marcado por muitas mudanças, o seu filho se sentirá confiante para falar do que o está incomodando.
vaidade na adolescência
Muitas vezes, o jovem pensa que não se encaixa em grupos ou que não segue à risca os padrões de beleza que muitas vezes são induzidos ou impostos. Dependendo de como ele encara a vaidade, esses pontos podem causar um sofrimento muito intenso, como apresentaremos a seguir.

Mudança de comportamento pode ser indício de que a vaidade na adolescência não está mais saudável

Sempre que o jovem apresenta um problema, seja relacionado aos estudos ou aos amigos, é comum ele ter uma pequena mudança de comportamento, passando boa parte do tempo quieto e pensativo. No caso da vaidade na adolescência fora do comum, o filho pode apresentar mudanças mais bruscas e, em alguns casos, perigosas.
Jovens que não gostam do próprio corpo, por exemplo, podem adotar métodos de emagrecimento nada positivos. São comuns os casos de adolescentes com quadros de anorexia ou bulimia, desenvolvidos por conta da necessidade que eles têm de seguir os padrões de beleza considerados “normais”. Por isso, ao perceber que seu filho, além de se isolar, vem apresentando hábitos diferentes de alimentação, fique atento, pois esses são sinais característicos de distúrbios alimentares.
O excesso de vaidade na adolescência também pode causar problemas psicológicos, como a depressão, principalmente quando o jovem faz de tudo para mudar e mesmo assim ele não se identifica com a sua autoimagem.
Hoje, mostramos que a vaidade na adolescência precisa ter um certo limite, pois quando ela deixa de ser saudável pode causar problemas físicos e psicológicos nos jovens. Se você quer continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação dos filhos, veja também em nosso blog o post que aponta 5 dicas para impor limites nas crianças.
 

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: