Entenda os benefícios da música quando aplicada na escola

Colégio Boa Viagem Entenda os benefícios da música quando aplicada na escola
Você sabia que no Brasil há uma lei que inclui a música na grade curricular de escolas públicas e privadas? A lei de n° 11.769, de 18 de agosto de 2008 determinou que toda educação básica, em instituições brasileiras devem conter a música como disciplina obrigatória.
A intenção dessa lei é utilizar os benefícios da música para melhorar a criatividade, a integração e também a sensibilidade do aluno. Se você ainda não entende muito bem sobre como a música contribui na educação do seu filho, preparamos um post explicando tudo. Confira:

Promove uma melhor coordenação motora

O desenvolvimento motor é um dos maiores benefícios da música quando aplicada na escola. A partir da inclusão da música nas aulas, independentemente da disciplina, há o trabalho da sincronia e desenvolvimento de movimentos do aluno.
Zona do corpo físico e psíquico da criança são ativadas. Ela aprenderá a trabalhar mais as emoções, a mente e cada um dos sentidos. Tudo o que for mais complicado para o seu filho expressar a partir das palavras, ele conseguirá com o uso das músicas na sala de aula.

Aprender a escutar é um dos benefícios da música

Temos música em todos os cantos. Levar esse tipo de som para a sala de aula ensinará o aluno a se manter mais atento ao que acontece ao seu redor. Com atividades voltadas para o reconhecimento dessas músicas, o aluno trabalhará a sua percepção sonora por completo e, consequentemente, se manterá mais atento.
Ouvir é uma questão de habilidade. Desenvolvendo-a, você terá uma criança bem mais ativa e extrovertida. O aproveitamento nas atividades escolares também melhora, sendo esse um dos melhores benefícios da música quando aplicada em sala de aula.
benefícios da música

Agregar mais conhecimento cultural, geográfico e histórico

Nós temos uma quantidade imensa de músicas que contam fatos históricos, representam a cultura de um povo ou nos mostram sobre elementos da natureza. A aplicação das músicas nas salas de aula traz um resultado tão positivo quanto os ensinamentos didáticos tradicionais.
Em alguns casos, os alunos podem render mais ainda quando o assunto da aula é abordado com música. Hoje já existem cantores, que também são professores, que se dedicam exclusivamente a criarem coletâneas de cds com matérias escolares cantadas.
Além dessas, que são músicas mais diretas, ainda pode-se aproveitar canções de nomes da música popular brasileira e mundial. Diversos artistas como Caetano Veloso e Chico Buarque, por exemplo, nos cantam sobre períodos importantes para a nossa cultura e história, como foi o caso do Movimento Tropicália.

Criatividade sempre em alta

O último exemplo da nossa lista de benefícios da música é a criatividade. A música, como um todo é criação. A criança que tem esse aprendizado em sala de aula desenvolve completamente o seu lado criativo.
A música é um estímulo para a escrita, para a dança, para o canto e tantos outros casos que dependem da ousadia – de certa forma – da criança. Com um bom profissional, o seu filho não necessariamente se tornará um profissional da música, mas com certeza terá habilidades cotidianas bem mais desenvolvidas.
Existem muitos outros benefícios da música que podem ser incluídos no exemplo pessoal de cada família. Escolher uma instituição de ensino que oferece esse diferencial para o aprendizado de seu filho é muito importante! 
Dúvidas? Deixe o seu comentário e confira mais dicas de educação no nosso blog!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: