Quais são os benefícios oferecidos pelas plataformas adaptativas de aprendizagem?
Os avanços tecnológicos dos últimos anos promoveram uma série de transformações em vários segmentos. Na educação não foi diferente. As plataformas adaptativas de aprendizagem, por exemplo, vêm inovando o modo de trabalho dos professores e gestores escolares, já que essas ferramentas têm como objetivo proporcionar mais autonomia aos estudantes e personalizar cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem.
Além dos benefícios citados acima, as plataformas adaptativas de aprendizagem são ótimas ferramentas de aproximação do colégio com a realidade dos alunos, que são super conectados e se identificam bastante com atividades interativas. A relação estudante e educador não sofre nenhuma alteração por conta dessas plataformas, pelo contrário, ela se fortalece ainda mais graças as abordagens individualizadas.
Mas para que a internalização dos conteúdos seja significativa, é necessário que as plataformas adaptativas de aprendizagem ofereçam funcionalidades que realmente permitam uma interação personalizada, com algoritmos capazes de sugerir ao estudante a maneira como ele tende a aprender melhor os assuntos propostos.
A seguir, vamos apresentar outros benefícios das plataformas adaptativas de aprendizagem e mostrar as mais utilizadas em cada fase escolar. Confira!
Saiba como funcionam as plataformas adaptativas de aprendizagem e os benefícios que elas proporcionam
Como vimos, para que o processo de ensino-aprendizagem nessas plataformas seja rico, é preciso haver uma construção de algoritmos que tenham como incumbência analisar o desempenho dos estudantes em tempo real, sugerindo conteúdos – seja vídeos, jogos, textos ou exercícios – que contribuam para o aluno adquirir o conhecimento que precisa.
Esse feedback pode apontar, por exemplo, que o estudante precisa retornar a algum tema para que ele consiga consolidar o conceito que a plataforma entendeu que ele não adquiriu de maneira efetiva.
Um dos pontos mais interessantes das plataformas adaptativas de aprendizagem é que a cada estudante, a ferramenta fornece sugestões individuais com base nas seguintes análises:
- Tempo que o aluno gasta em cada atividade;
- Tipo de exercício que ele prefere fazer;
- Tipo de erro que costuma cometer nessas atividades.
Quanto maior for a interação do estudante com as plataformas, mais informações sobre ele as ferramentas terão, o que possibilitará sugestões mais específicas e personalizadas de acordo com o perfil do aluno.
Além disso, as plataformas oferecem aos professores um mapa completo do estudante, mostrando o seu desempenho ao longo de todas as tarefas. Essa análise é importante para que os educadores tomem decisões pedagógicas personalizadas.
Conheça as plataformas que fazem sucesso no Ensino Fundamental e Médio
Mangahigh:
Voltado para os jovens estudantes do Ensino Fundamental I e II, o Mangahigh é um recurso de ensino-aprendizagem híbrido, focado na matemática. Por meio da interatividade e do lúdico, a plataforma oferece atividades personalizadas, análise do desempenho dos alunos, além de identificar lacunas no aprendizado, propondo tarefas alinhadas as habilidades específicas de cada estudante.
Qmágico:
Interação é o que não falta na plataforma Qmágico. Por ela, os alunos têm acesso a Cadernos Digitais Inteligentes, nos quais é possível visualizar os conteúdos que devem ser estudados naquele momento. A plataforma também é móvel, permitindo que os estudantes do Ensino Fundamental I e II realizem suas tarefas pelos smartphones, tablets ou computadores.
Geekie:
Os jovens do Ensino Médio também desfrutam dos benefícios das plataformas adaptativas de aprendizagem. O Geekie é um site e também um aplicativo móvel que oferece aos alunos uma preparação completa para exames como o ENEM. Todo o processo é personalizado de acordo com o perfil do estudante, além de ser totalmente interativo.
Você conhece escolas que utilizam essas tecnologias a favor da educação? Se você tem alguma dúvida sobre as plataformas adaptativas de aprendizagem, deixe a sua pergunta nos comentários que retornaremos o quanto antes. Para continuar por dentro dos principais temas voltados a educação, não deixe de acompanhar o nosso blog!
Escrito por:
Ana Cintia Matos