Birra do seu filho: 3 dicas para lidar com essa situação

birra do seu filho
Quem é pai ou mãe sabe que um dos comportamentos mais comuns no dia a dia é a birra do seu filho. Essa atitude costuma aparecer em situações variadas e sempre acaba causando um mal estar entre os familiares. A birra do seu filho geralmente está associada com a dificuldade que a criança tem de lidar com o não. Sempre que o pequeno for contrariado, o sentimento de frustração tomará conta e as primeiras atitudes são choros e gritos.
Além do desconforto que a birra do seu filho causa, principalmente quando realizada em público, ela também pode acabar prejudicando a formação do pequeno, que no futuro terá mais chances de se tornar um jovem com dificuldades para lidar com situações adversas.
Diante disso, como os pais podem, de fato, ajudar os filhos nessa situação? No artigo de hoje, reunimos 3 dicas para você lidar com a birra do seu filho. Não perca!

1. Seja firme

Lidar com a birra do seu filho não é uma tarefa simples. Isso porque essas situações envolvem uma série de sentimentos que devem ser respeitados. A firmeza dos pais durante uma ação de descontrole do pequeno é muito importante, pois mostrará para a criança que é preciso respeitar os limites e jamais rir ou achar engraçado a ação da criança para não reforçar tal comportamento.
Evitar o excesso de nervosismo na hora de conversar com a criança também é importante. Ser firme é diferente de se mostrar autoritário. A dica é conversar no exato momento da birra do seu filho e falar para ele que você não tolera esse tipo de atitude e que ele não deve repetir. Nesse momento é interessante se agachar ao lado da criança ou mesmo pegá-la no colo para ter essa conversa. Isso mostrará acolhimento e fará com que o filho fique atento ao que você tem a dizer.
birra do seu filho

2. Mantenha a sua palavra após a birra do seu filho

Na hora em que começa a birra do seu filho, é comum os pais falarem algumas coisas com o tom de castigo ou proibição. No entanto, após a situação se acalmar, nem sempre o que foi dito é mantido pelos pais. Essa atitude é bastante negativa e acaba fazendo com que a criança volte a fazer birras, pois ela sabe que não haverá consequências.
É importante que os pais prestem atenção no que irão falar nessas situações e também mantenham a palavra caso apresentem ao filho alguma restrição por conta da birra. Assim, a criança irá lembrar que esse tipo de comportamento pode ter repreensões.

3. Os pais precisam ser exemplo para as crianças

Como mencionamos no início, a birra é um comportamento comum entre as crianças, porém ele pode ser potencializado quando o pequeno presencia situações semelhantes em casa. Por exemplo, em situações de nervosismo, se os pais saem xingando ou batendo as portas de casa, a criança terá esse comportamento como referência, e isso é bastante prejudicial para a sua formação.
A dica é manter a calma e evitar esses excessos, principalmente na frente dos filhos pequenos. Assim, as crianças perceberão que mesmo nas situações mais complicadas os pais mantêm a calma e a educação, conseguindo controlar suas próprias emoções e sentimentos, algo que elas também têm que fazer nos momentos de frustração.
Apresentamos no artigo de hoje 3 dicas para lidar com a birra do seu filho. Se você gostou e quer continuar por dentro dos temas ligados a educação das crianças e dos jovens, acompanhe as próximas postagens do nosso blog!
 

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: