O que é bullying? Tire suas dúvidas sobre o assunto!

Colégio Boa Viagem O que é bullying Tire suas dúvidas sobre o assunto
Uma palavra vem ganhando muito destaque na última década: bullying. Apesar de o termo ser relativamente novo, o problema é bem mais antigo do que se pode imaginar. É preciso aprender a identificar o caso, assim como reverter a situação para que a criança não sofra ou tenha problemas no futuro.
Se você percebeu alguma diferença no comportamento do seu filho, saiba se ele sofre bullying na escola ou entre amigos. Se aparentemente está tudo normal com ele, aprenda também a combater o bullying e evitar que a criança seja alvo dos colegas.

O que é bullying?

Explicando de uma forma mais rápida, bullying é todo tipo de agressão intencional, ocorrida através de insultos verbais e impulsos físicos, feitos repetitivamente por uma pessoa ou um grupo contra um ou mais colega. Bullying vem do inglês britânico, onde “bully” significa “valentão” e faz referência à uma pessoa que briga excessivamente.
bullying

Como ele acontece?

O bullying se dá como uma ameaça, uma tirania, onde uma pessoa-alvo é humilhada e reprimida perante outros. Apesar de ser um termo aplicado tanto para adultos como para crianças, são os últimos que sofrem mais e têm os casos mais graves já registrados e divulgados.
Empurrões, brigas físicas, apelidos humilhantes e ações que causam uma situação constrangedora fazem parte das respostas mais comuns do bullying entre crianças. Geralmente ele ocorre por algum tipo de diferença de um menino ou menina perante o grupo ao qual ele convive.
Um bom exemplo são os últimos casos registrados de adolescentes que foram agredidos aqui mesmo no Brasil por serem homossexuais ou terem pais homossexuais. No primeiro caso, muitos sequer chegam a confirmar a sua homoafetividade perante os colegas, mas é julgado como tal, o que reprime e aumenta ainda mais o grau da maldade.

Como identificar?

A grande resposta ao bullying é a falta de estímulo para atividades, principalmente aquelas que envolvem grupos de criança. O seu filho também pode desenvolver um quadro de ansiedade em diferentes graus. Caso tenha percebido essa diferença de comportamento, é importante trabalhar a abordagem. O cyberbullying também é outro tipo de bullying mais fácil de ser identificado. Trata-se da “versão digital” do bullying, onde as ofensas geralmente acontecem em redes sociais.

Como combater?

No caso do ciberbullying, o monitoramento das redes sociais do seu filho é a melhor saída. Já existem programas que podem ser instalados no computador da criança, que registra todos os acessos, mesmo que ele apague o histórico. Ainda assim, manter um acompanhamento mais direto com a criança ainda mostra os melhores resultados.
Já o bullying direto é mais difícil de ser identificado. É preciso conhecer bem a criança, conversar com mais frequência, visitar a instituição onde ela estuda e conversar com coordenadores e professores para saber mais sobre o comportamento da criança.
Identificando ou não o bullying, uma boa conversa com um psicólogo infantil ajuda a controlar o quadro. Além disso, você também pode trabalhar mais a autoestima do seu pequeno e aproximar-se ao máximo de suas atividades. Dessa forma gerará mais segurança e bloqueará os problemas no presente e no futuro.
Consegue identificar que o seu filho sofre bullying? Comece a mudar a rotina dele hoje mesmo e depois nos conte quais as mudanças alcançadas. Acesse nosso blog para conferir mais dicas!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: