5 brincadeiras infantis para realizar em casa e se divertir com seu filho
Todos nós sabemos que as crianças adoram brincar, não é mesmo? Além de serem prazerosas para a criança, algumas brincadeiras infantis estimulam o raciocínio, a imaginação, a criatividade, o aprendizado, a prática de exercícios físicos e podem até mesmo trabalhar o limite, como já falamos aqui no blog.
As brincadeiras trazem inúmeros benefícios para as crianças, tanto é que as escolas já utilizam algumas dessas atividades em metodologias de ensino.
Um dos benefícios dessas brincadeiras é poder passar um tempo com seu filho da melhor maneira possível: se divertindo juntos. Para ajudar vocês nessa tarefa, separamos algumas brincadeiras infantis que comprovam que passar um tempo em casa com o seu filho pode ser muito divertido.
As brincadeiras infantis são simples de serem executadas em casa, principalmente para quando vocês estiverem impossibilitados de curtirem o dia na rua, por causa do tempo, por exemplo. Confira:
1. Brincando de pintar: Estimule a criatividade da criança
Essa brincadeira pode ser feita com qualquer material que vocês preferirem: tinta guache, giz de cera, lápis de cor ou todos eles.
Para facilitar, organize o espaço do artista – isso deixará a brincadeira mais convidativa. Se for usar tinta guache, utilize pratinhos descartáveis para pingar um pouco de tinta de cada cor, assim você facilitará a mistura das cores. Os lápis podem ficar em suportes, assim como o giz. Ter um caderno ou um bloco de desenhos para guardar todas as artes do seu filho, é uma ótima forma de estimular a prática dessa atividade.
Uma boa maneira de brincar, é fazendo desenhos incompletos e pedindo para a criança tentar adivinhar o que é e vice-versa. O importante é que você também coloque a mão na tinta e participe das obras de arte que surgirão.
2. Acampando na sala: Desenvolva a imaginação do seu filho
Com apenas algumas almofadas e a ajuda dos móveis da sua sala, é possível que vocês criem cabanas e finjam estar em um acampamento. Você pode colocar um sofá de costas para o outro, com algum espaço entre eles e jogar um lençol por cima, ou até mesmo cercar o espaço com almofadas. O ambiente ficará aconchegante e possibilitará que vocês façam outras atividades, como um piquenique ou a leitura de um livro.
A brincadeira desenvolverá a capacidade de inventar da criança, que pode levar os seus brinquedos para o acampamento.
3. Passando pelo labirinto: Seu corredor bem mais divertido
No espaço de um corredor, com a ajuda de uma fita adesiva colorida, cole uma ponta da fita em uma parede e a outra ponta no chão ou na parede do outro lado, de modo que as fitas fiquem perpendiculares. A ideia é que o corredor pareça um labirinto de laser e a brincadeira é atravessá-lo sem encostar nas fitas. Quem encostar, volta para o começo.
4. Quebra-cabeça: Estimulando o raciocínio
Existem quebra-cabeças para todas as idades, com diferentes níveis de dificuldade e quantidade de peças. Utilize o mais adequado para a idade do seu filho.
Essa é uma das brincadeiras infantis que mais exige atenção, desenvolve a capacidade de raciocínio, além de ser uma ótima forma de passar um tempo com seu filho.
5. Amarelinha: Uma das brincadeiras infantis mais antigas
Essa brincadeira de origem francesa chegou no Brasil pelos portugueses e até então fez parte de todas as gerações, inclusive da sua. Com certeza você ainda se lembra como se brinca, por isso não deixe essa brincadeira acabar, repasse para o seu filho.
Assim como o labirinto, utilize a fita adesiva e crie no chão os quadrados da amarelinha. Numere os quadrados de um até 10 e crie o céu no topo. Aí é só jogar algum objeto e sair pulando, evitando pisar no quadrado que o objeto caiu. Na volta, não se esqueça de pegar o objeto jogado.
A tecnologia também é uma excelente aliada para a diversão em casa. Mas, a prática das brincadeiras que listamos é importante pois mostra para a criança que é possível se divertir de maneira simples e que não precisamos de internet para tudo.
Lembre-se que a prática de brincadeiras infantis em casa é um dos passos para equilibrar a sua rotina para passar mais tempo com o seu filho.
Você tem outra sugestão de brincadeiras infantis para realizar em casa? Deixe seu comentário e confira mais dicas no nosso blog!
Escrito por:
Ana Cintia Matos