Como a cobrança excessiva dos pais pode provocar ansiedade nos seus filhos?

cobrança excessiva dos pais
A ansiedade é considerada por muitos especialistas como o mal do século. O quadro de alerta, que também pode ser responsável por sintomas mais graves que levam ao estresse, não atinge apenas adultos em intensas rotinas de trabalho ou lidando com problemas pessoais. A ansiedade é hoje uma doença que também tem sido bastante diagnosticada em crianças e adolescentes, e o motivo de tudo isso pode ser a cobrança excessiva dos pais.
Neste artigo, explicamos como se desenvolve essa relação de cobrança excessiva dos pais e ansiedade, para que você possa evitar que essa condição prejudique a saúde do seu filho.

A criança sempre vai se sentir pressionada a surpreender e agradar seus pais

Quando existe uma cobrança excessiva dos pais para que a criança sempre se comporte da maneira que eles esperam, seja diante da família, dos amigos ou na escola, ela vai perceber que está sendo “avaliada” e vai se cobrar para sempre tentar atingir as expectativas dos pais.
Essa pressão, que acontece mesmo que indiretamente quando a criança leva uma bronca por um comportamento indevido, ou porque ela quer surpreender os pais a qualquer momento, pode fazer com que ela viva constantemente em um quadro indesejado de estresse.

O medo de ter notas ruins pode trazer sintomas de ansiedade para a criança

Muito provavelmente, os resultados escolares e o comportamento nesse ambiente são os principais causadores de ansiedade na criança. O motivo? Pais costumam manifestar maior preocupação com as notas, a participação da criança e seu envolvimento na rotina escolar e, por isso, podem cobrar de maneira mais veemente os resultados nesse aspecto.
Para a criança essa pode ser uma situação extremamente prejudicial, visto que ela tem medo de manifestar fraquezas e dificuldades que está vivendo no colégio, deixando de contar com ajuda e prejudicando seu desenvolvimento.cobrança excessiva dos pais

A situação de cobrança excessiva dos pais pode aparecer em ações comuns

A cobrança excessiva dos pais nem sempre aparece da maneira mais óbvia, como nas atitudes mais rígidas e nos castigos mais proibitivos. Muitas vezes, atitudes simples como se mostrar decepcionado com uma nota ruim, ou sempre privar a criança de repetir uma atitude que, na visão dos pais, é indesejada, também podem ajudar a desenvolver sintomas de estresse.
Exatamente por isso é que os pais precisam prestar maior atenção em como estão se relacionando e se comportando diante de seus filhos, equilibrando as cobranças (que devem sim existir), com o afeto e apoio que elas precisam durante a principal fase de seu desenvolvimento psicológico.

A ansiedade pode evoluir de diversas formas, prejudicando a saúde do seu filho

A ansiedade causada pela cobrança excessiva dos pais pode se manifestar de diversas formas no organismo da criança, não apenas prejudicando seu comportamento, como também a sua saúde.
Crianças ansiosas podem ser mais medrosas, mais tímidas ou até mesmo mais agressivas. Nos exames clínicos, podem apresentar pressão mais alta, comportamento repetitivo e compulsivo, compulsividade alimentar ou até mesmo falta de apetite.
A ansiedade não é uma condição considerada normal para a saúde de qualquer pessoa — e exatamente ela deve ser vista apenas como um estado de alerta. Controlar a cobrança excessiva dos pais pode ser uma maneira de evitar que ela atinja a qualidade de vida e o desenvolvimento do seu filho.
Você acredita ter em casa uma criança ansiosa? Como tem lidado com essa situação? Conte para a gente!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: