Como conciliar a tarefa de ser mãe e se dedicar à carreira profissional?

Colégio Boa Viagem Como conciliar a tarefa de ser mãe e se dedicar à carreira profissional
Sabemos que a rotina de uma mulher é bastante agitada. Enfrentar a vida profissional e a maternidade pede bastante atenção. À princípio, a primeira ideia que surge é aquela necessidade de algumas horas a mais do dia. Saiba que, com um pouco de organização do tempo e das tarefas, ser mãe e uma profissional não será algo fora do comum ou que pedirá tantos sacrifícios. Quer aprender como fazer isso com atenção e bons resultados? Confira nossas dicas.

O segredo está no equilíbrio

Falamos do equilíbrio pessoal, diário e, principalmente, emocional. Se você é uma pessoa com algum tipo de problema pessoal que não resolveu, as chances de levá-lo para seu ambiente de trabalho é grande. O inverso também é válido. Se os seus problemas do trabalho saem do ambiente da empresa, levá-los para casa será atribulador.
Então, o seu primeiro passo é buscar o equilíbrio de todos os lados. Coloque uma data para começar a nova rotina. Estipule um prazo para organizar as tarefas dos seus dias e que seja um tempo suficiente para resolver todas essas questões. Principalmente, não desista ou adie essa primeira fase.

Priorize a qualidade e não a quantidade

Não é a quantidade de horas que você passará com seus filhos que deixará seu relacionamento com eles mais amável e fortalecido. O que transforma é a qualidade dessa relação. Não adianta você dedicar um dia inteiro de cuidado para seu filho, não ter a atenção suficiente que ele precisa e levar essa ação como uma obrigação de ser mãe.
Converse com a sua criança. Já contamos como o diálogo ajuda a fortalecer os laços com seus filhos. Coloque todas essas dicas em prática e perceba como a mudança é quase que instantânea. Leve-o para ver um filme, peça ajuda dele para preparar aquele jantar ou almoço especial, entre outras atividades cotidianas.
ser mãe

Você não precisa ser eficaz o tempo todo

Todo mundo falha e você também tem esse direito. Não se culpe pelas suas escolhas de ser mãe e também uma profissional. Jamais haverá a escolha mais certa. O segredo é ser feliz em todos os sentidos. Lembra do que citamos no primeiro tópico? Procure o equilíbrio da sua vida e perceberá como as suas atividades passarão a fluir naturalmente. Parte desse equilíbrio está, justamente, na aceitação.
Seja perfeita da forma como você é. Evite ficar se comparando com outras mães ou moldando um perfil que não faz parte da sua realidade. Isso não a deixará satisfeita, feliz e, consequentemente, afetará na sua relação com seus filhos.

Planejamento é o segredo de ser mãe e profissional como você deseja

Aprender a planejar o seu tempo é importante. Tenha uma agenda, planilha ou o que achar melhor. Coloque todas as suas atividades e as honre com cuidado. Com o tempo você também perceberá que traçar algumas estratégias de otimização de tempo fará toda a diferença e dará muito certo na sua relação com a criança. Aplique o mesmo com seus filhos! Vale a pena!
Agora é começar a colocar em prática. Você pode ser mãe e uma profissional muito realizada! Tem alguma experiência em especial? Conta para nós nos comentários!

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: