Como conversar com o seu filho sobre a má influência dos amigos?

conversar com o seu filho sobre a má influência dos amigos
Um dos principais desafios dos pais nos dias de hoje é o de alertar os jovens sobre os perigos do mundo e conversar com o seu filho sobre a má influência dos amigos. As famílias encontram dificuldades nesses pontos por vários motivos, um deles é pela falta de proximidade do adolescente com os pais.
A preocupação da família com as amizades do filho é importante, pois na adolescência os amigos representam uma forte influência na formação e nas atitudes dos jovens e, caso as influências não sejam positivas, o seu filho pode ir para um lado errado.
Para evitar que o jovem siga por caminhos diferentes aos que a família e a escola apresentaram para ele durante toda a vida, é importante conversar com o seu filho sobre a má influência dos amigos. Se você tem dificuldades em abordar esse assunto em casa, não deixe de conferir as dicas que listamos a seguir.

Mantenha uma relação de proximidade

Uma das maneiras mais eficientes de evitar que o seu filho siga uma influência ruim é estando próximo a ele. Quando os pais têm uma relação de companheirismo com o jovem e conseguem manter um canal de diálogo aberto, a missão de conversar com o seu filho sobre a má influência dos amigos se torna muito mais fácil.
Quando a relação é de proximidade, o próprio adolescente se sentirá seguro para dizer aos pais algo que ele tenha notado de errado com os seus amigos. Também é comum que os jovens procurem a família para esclarecer dúvidas sobre assuntos como uso de álcool e drogas, temas que podem estar presentes nas conversas entre amigos.conversar com o seu filho sobre a má influência dos amigos

Conheça as amizades do seu filho

Antes de conversar com o seu filho sobre a má influência dos amigos, é muito importante que os pais conheçam quem são os jovens que fazem parte do círculo de amizades do seu filho. Para obter mais informações sobre os amigos, a dica é convidá-los para um almoço ou festa em casa. Ao trazer os jovens para perto, os pais conseguem conhecer o perfil e o comportamento deles.
Claro que nessas ocasiões os pais não devem fazer um verdadeiro interrogatório com os amigos do filho. Até porque essa atitude irá afastar os adolescentes ainda mais. O ideal é deixar a conversa transcorrer com naturalidade, pois com diálogos simples é possível identificar características importantes da personalidade do jovem.

Saiba como conversar com o seu filho sobre a má influência dos amigos após saber que o caminho deles não é o adequado

Como abordamos acima, conhecer os amigos do filho é fundamental antes de tentar afastar o jovem do grupo. Caso os pais tenham certeza que um ou mais amigos representam uma influência negativa para o seu filho, é importante sentar com o jovem e ter uma conversa franca, sem broncas e cobranças exageradas.  
De acordo com Ana Paula Mallet, psicóloga da Universidade Federal de São Paulo, em entrevista ao site Uol, a forma de falar com o filho sobre o tema é o mais importante.  “Se houver um amor baseado na posse, os adultos podem ter uma reação exacerbada e querer interferir na amizade. Por outro, se houver um amor baseado no respeito, eles saberão se posicionar de forma afetiva, e a conversa servirá de aprendizado para os dois lados”, afirma a especialista.
Apresentamos no artigo de hoje algumas formas de como conversar com o seu filho sobre a má influência dos amigos. Aproveite e veja também em nosso blog o post que traz 4 dicas para você dar mais atenção ao seu filho.

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: