Como entender a geração do seu filho?
O diálogo entre gerações é sempre um tema de muita polêmica em várias áreas onde elas se relacionam – especialmente em casa. Pais e filhos, quanto maior é a distância entre as suas idades, menos têm capacidade – e paciência – para dialogar, compreender-se e se respeitar. Mas, a atitude do lado mais maduro da relação deve ser tomar o primeiro passo para encontrar um caminho para a compreensão.
Se você está buscando uma maneira de aprender como entender a geração do seu filho, separamos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a encontrar o caminho certo para melhorar o diálogo. Confira!
Entenda que as gerações já nascem em um mundo mais moderno que os outros
O primeiro passo para qualquer pai ou mãe que quer aprender como entender a geração do seu filho, é lembrar-se do óbvio, ainda que não pareça tão difícil: cada nova geração que chega ao mundo, é considerada mais adaptada ao universo moderno do que sua geração anterior. Exatamente por isso é que seus filhos têm maior facilidade, por exemplo, de lidar com a tecnologia do que você.
Mas quando falamos de modernidade, não estamos focando apenas na temática da tecnologia. Adaptar-se à modernidade é conseguir viver bem em um mundo cada vez mais dinâmico, com rotinas aceleradas e recheado de informações por todos os lados. Só de conseguir viver bem com essas situações, você já deve saber que seu filho vê o mundo de maneira muito diferente que você.
Mais acesso à informação deixa seus filhos mais questionadores
Acesso à informação, inclusive, é a palavra de ordem para essa geração. Nossos filhos sabem que, atualmente, eles conseguem acessar qualquer tipo de informação sobre qualquer tipo de tópico no momento que quiserem. O motivo de tudo isso? A sua rápida adaptação ao uso da internet, que traz respostas rápidas a todo momento para quem opta por usá-la.
Com muita informação, o tempo todo, em suas mãos, é natural que seus filhos sejam mais questionadores do que vocês foram no passado e, por isso, é preciso estar preparado para “enfrentá-los”.
Por isso, uma maneira de compreender como entender a geração do seu filho é lembrar que, da mesma maneira que você questionava seus pais, por saber mais do que eles sobre determinadas situações, seus filhos farão o mesmo com você.
Hierarquias são menos aceitas e o diálogo é o caminho
Seus filhos costumam questionar mais as suas ordens e, geralmente, não as obedecer, certo? O motivo de tudo isso? As gerações modernas têm cada vez mais tendência de não aceitar hierarquias por simplesmente não conseguir compreendê-las – e isso não significa que eles não têm respeito pelos mais velhos.
Hierarquias são sempre relembradas por regras que nem sempre precisam ser justificadas e isso incomoda muito a geração que questiona exatamente porque sabe que é capaz de encontrar a resposta. Por isso, ao pensar como entender a geração do seu filho, lembre-se que suavizar as imposições hierárquicas, buscando mais harmonia entre vocês, ao invés de querer mandar sem motivo.
Como entender a geração do seu filho com todos os desafios? Esteja aberto sempre
A melhor maneira de compreender como entender a geração do seu filho é estar sempre aberto para ouvi-lo, respeitá-lo e visualizar as possíveis mudanças que existem entre vocês. Dessa maneira, é mais fácil encontrar o caminho para que vocês tenham uma relação sólida, próxima e de confiança.
Como você lida com as diferenças de geração entre você e seu filho? Conte para a gente! Compartilhe suas experiências.
Escrito por:
Ana Cintia Matos