Como o carinho dos pais muda o desenvolvimento dos seus filhos?
Antes mesmo dos filhos chegarem ao mundo, os pais já demonstram um forte sentimento de amor, cuidado e proteção. Quando eles nascem, a cada segundo esses sentimentos são intensificados e assim segue pelos próximos anos.
O que muitos pais não sabem é que o carinho que eles oferecem aos filhos todos os dias pode mudar o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Do mesmo modo, a falta de afeto da família pode trazer consequências negativas a curto e a longo prazo.
Para mostrarmos como o carinho dos pais muda o desenvolvimento dos seus filhos, listamos neste artigo os principais aspectos em que o afeto familiar é fundamental para a criança. Confira!
Crianças que recebem afeto crescem mais seguras
A demonstração de carinho ao dizer que ama o filho ou ao desejar uma boa noite de sono, seguido de um beijo, são atitudes simples, porém, de um valor imenso para os pequenos. Esse afeto recebido da família é notável no comportamento das crianças desde a primeira infância.
Quando estão crescendo em um ambiente repleto de carinho, os pequenos naturalmente se sentem mais seguros e conseguem expressar os seus sentimentos com mais clareza.
O carinho dos pais muda o desenvolvimento dos seus filhos e serve de base para o fortalecimento da autoestima, além de direcionar todos os vínculos que a criança terá posteriormente na adolescência e na vida adulta.
Aprimoramento cognitivo
Um abraço e palavras de carinho podem ter um efeito muito importante no progresso neurológico da criança. O estímulo que os pais dão ao seu filho durante a infância atua como uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e também ajuda a moldar o comportamento do pequeno.
Por exemplo, se os pais ficarem nervosos por encontrarem os brinquedos espalhados pela sala e reagirem com gritos, os filhos aprenderão a reagir com estresse nas situações do cotidiano. E esse comportamento não estará presente apenas na infância, pelo contrário, ele permanecerá também na vida adulta do filho.
A reação cerebral da criança pode ser influenciada tanto de forma negativa, como apresentamos acima, como de maneira positiva, quando estão expostas a atitudes acolhedoras. O carinho dos pais muda o desenvolvimento dos seus filhos e atua como um moldador cerebral, tornando a criança mais hábil e com o sistema de proteção orgânico mais forte.
Esse processo acontece por conta da ocitocina, um hormônio altamente influente na formação cerebral, que é produzido durante as relações de carinho entre pais e filhos. Essa aproximação ajuda a evitar, por exemplo, que o seu filho desenvolva transtornos de comportamento e a ansiedade, problemas que muitas vezes só se manifestam na adolescência ou na vida adulta.
O carinho dos pais muda o desenvolvimento dos seus filhos e os fazem mais felizes
Segundo o cientista suíço Jean Piaget, o processo de formação e enriquecimento afetivo da criança é contínuo e inovador, no qual a formação de sentimentos está diretamente ligada aos valores e a evolução da sociedade, ou seja, os sentimentos interindividuais são construídos com a cooperação de todos que estão ao redor do pequeno.
Sendo assim, o carinho dos pais muda o desenvolvimento dos seus filhos e faz com que eles reduzam as situações de estresse, pois com o afeto recebido da família o organismo da criança começa a produzir os hormônios de bem-estar, dando a ela a sensação de felicidade e tranquilidade. A consequência disso é a desaceleração do coração, um relaxamento profundo e um belo sorriso no rosto do pequeno.
Zelar pela afetividade em sua família é muito importante para que seus filhos cresçam seguros, felizes e com bons valores e atitudes. Para continuar por dentro dos assuntos de educação de crianças e jovens, não deixe de conferir também em nosso blog o post que explica por que é tão difícil dizer não para nossos filhos.
Escrito por:
Ana Cintia Matos