Como o diálogo ajuda a fortalecer os laços com seu filho?
Um estudo global realizado pela AVG revelou um dado preocupante: 54% das crianças respondeu que os pais usam demais o telefone celular e 42% disseram que sentem que os pais passam mais tempo com o celular do que com elas.
Esses dados mostram que a relação entre pais e filhos vem sendo prejudicada, não apenas pelo uso do smartphone, mas pela falta de diálogo e de atenção.
Para formar adultos saudáveis e fortalecer os laços, o diálogo não pode deixar de existir entre pais e filhos. A seguir, veja como conversa pode ajudar com esse fortalecimento.
A confiança ajuda a fortalecer os laços entre pais e filhos
Quanto mais diálogo existe entre pais e filhos, maior é a confiança desenvolvida nesse relacionamento. Um diálogo aberto, franco e em duas vias faz com que o seu filho passe a confiar mais em você.
Isso acontece porque mediante a conversa o seu filho sabe que você não é a pessoa unicamente responsável por punir ou brigar quando algo acontece, mas também por acolher e ajudar.
Com isso, mesmo em situações adversas, o seu filho tenderá a confiar em você e a dialogar – o que fortalece os laços.
Seu filho se sente mais protegido e seguro
Essa confiança está diretamente relacionada à segurança. Ao saber que você estará sempre disposto a ouvi-lo e a conversar, a criança ou adolescente se sente muito mais protegida das diferentes situações que possam surgir em seu caminho.
Esse tipo de hábito de diálogo é especialmente importante para proteger seu filho de possíveis ameaças ou de situações como bullying ou abuso. Com o diálogo, ele se sentirá mais à vontade para contar a verdade e pedir ajuda, se for o caso.
Há uma troca saudável de ideias e posições
O diálogo estimula o debate, o que significa que quanto mais conversa existe, mais vocês poderão trocar ideias e conhecer mais sobre o outro. Isso não significa que vocês terão sempre que concordar, mas, sim, que vão saber melhor sobre o que o outro pensa.
O resultado disso tudo é que o seu filho se tornará mais tolerante às diferenças, assim como você. Além disso, a troca de pontos de vistas e o debate é enriquecedor para o conhecimento e ainda favorece a comunicação com terceiros.
Discussões e brigas são menos comuns
Um problema muito grave acontece quando o diálogo está ausente em uma casa: a grande quantidade de brigas e discussões. Sem diálogo, as pessoas não expressam suas emoções, que acabam virando frustrações. Eventualmente, isso se transforma em rusgas, embates e brigas diversas, que podem ficar cada vez piores.
Não há como fortalecer os laços com seus filhos se vocês estiverem sempre enfrentando um choque de personalidades entre gritos e brigas. Por isso, o diálogo é fundamental para trazer sensatez ao relacionamento, permitindo que vocês conheçam os limites um do outro e possam se expressar de maneira sem machucar os sentimentos de ninguém.
O diálogo é importante para fortalecer os laços com seu filho porque ele é o responsável por oferecer confiança, segurança e mais conhecimento sobre o outro. Quanto mais conversa houver, menos discussões vão ocorrer e mais frutífero será o relacionamento.
Você conversa com seu filho tempo o suficiente? O que fazem para fortalecer os laços? Deixe o seu comentário e participe do artigo!
Escrito por:
Ana Cintia Matos