Conheça 3 formas de estimular o hábito de leitura dos seus filhos

estimular o hábito de leitura dos seus filhos
Para que o aluno tenha acesso a uma formação integral, é essencial que ele tenha internalizado o hábito da leitura, pois é por meio dela que o pequeno conseguirá compreender melhor os conteúdos trabalhados na escola e vivenciados por ele no dia a dia.
Além do suporte do colégio, que deve trazer a leitura para a rotina das crianças desde a Educação Infantil, os pais também precisam colaborar ativamente nesse processo. Estimular o hábito de leitura dos seus filhos pode ser uma excelente forma de interação da família com o pequeno, contribuindo para a sua formação acadêmica e ajudando a estreitar os laços.
A seguir, vamos apresentar 3 formas de estimular o hábito de leitura dos seus filhos em casa, com ações e exemplos diários. Confira!

1. Mostre a leitura como algo divertido

Um dos principais motivos que acabam afastando o interesse das crianças e dos jovens pela leitura tem a ver com a ideia de que ler é uma obrigação desgastante. O desafio dos pais e da escola é mostrar para os pequenos que ler pode ser muito divertido.
Para isso, a família pode selecionar alguns títulos adequados para a faixa etária e montar uma roda de leitura em casa. Durante a atividade, é fundamental que os pais estimulem a imaginação dos filhos, com uma interpretação criativa da história.
Fazer encenações dos personagens e envolver a criança na história são ações que ajudam a estimular o hábito de leitura dos seus filhos, pois eles percebem que esse ato é divertido e repleto de descobertas.estimular o hábito de leitura dos seus filhos

2. Liberdade de escolha é fundamental para estimular o hábito de leitura dos seus filhos

Quando o pequeno começa a demonstrar interesse pelos livros, é comum que os pais queiram oferecer uma quantidade enorme de títulos, que nem sempre estão de acordo com os interesses das crianças ou jovens. Essa atitude pode ser prejudicial e acabar afastando o interesse do estudante.
Por isso, para estimular o hábito de leitura dos seus filhos é essencial que os pais deem liberdade para eles escolherem os temas que mais despertam o interesse. Vale gibis, revistas de games, jornais esportivos, entre outras publicações que permitam exercitar a leitura.
Claro que o acompanhamento dos pais é fundamental nessa escolha, garantindo que os filhos tenham acesso a publicações adequadas à faixa etária.  Assim, quando a própria criança menos esperar, ela estará lendo com prazer e esse ato se tornará um hábito na sua rotina dentro e fora da escola.

3. Utilize a tecnologia como aliada

Para estimular o hábito de leitura dos seus filhos, os pais não devem deixar de lado os recursos tecnológicos que fazem parte da vida das crianças. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a tecnologia não irá afastar os jovens dos livros, basta utilizá-la como aliada no processo de incentivo a leitura.
Os leitores digitais, por exemplo, podem ser dispositivos utilizados nesse despertar. Além de ler os livros nos e-readers, os jovens podem participar de comunidades online que realizam debates sobre as obras literárias. Outra vantagem é que, por meio de links dentro dos textos, o seu filho pode pesquisar rapidamente na internet palavras ou fatos que ele não conhecia, complementando o seu aprendizado.
Para as crianças, esses dispositivos chamam a atenção por conta dos recursos multimídia, que permitem ver a história dos livros em movimento.
Estimular o hábito de leitura dos seus filhos nos dias de hoje exige que os pais tenham paciência, sejam exemplo de leitores ativos para as crianças e jovens e conheçam os recursos que fazem parte da rotina dos seus filhos. Assim, a família se tornará uma grande parceira da escola na formação de leitores críticos.
Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre educação e veja também em nosso blog o post que mostra a importância da música no ensino infantil.