Dificuldades de aprendizagem: como identificá-las?
As dificuldades de aprendizagem afetam muitas crianças em diferentes condições. Para evitar consequências no desempenho atual e em longo prazo, o ideal é que haja um acompanhamento profissional quando questões como essas surgirem.
Mas qual é o momento de procurar ajuda? Como saber que há um problema a ser acompanhado? Para responder as suas dúvidas, veja a seguir como identificar essas dificuldades.
Comportamento agitado pode indicar problemas
Quando um estudante não consegue ficar muito tempo parado prestando atenção à aula de maneira convencional e quando é mais agitado do que o normal, pode-se tratar de uma das mais comuns dificuldades de aprendizagem: o Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH).
Isso impede que o jovem se foque no que está sendo dito, atrapalhando a sua absorção de conhecimento. Porém, é preciso que o problema seja diagnosticado por um profissional e que tenha apoio de uma segunda opinião, já que a dificuldade pode ser meramente comportamental e por falta de limites.
Falta de atenção também é um indicador dominante
Quanto menos atenção o jovem demonstra ter, maiores são os indícios que ela tenha dificuldades de aprendizagem. Um exemplo diz respeito à criança que sempre perde ou esquece seu material escolar devido à falta de atenção.
Também se pode dizer disso de quem não consegue executar movimentos simples logo após eles serem indicados, como na aula de educação física.
A necessidade de repetir a mesma coisa várias vezes e a constante obtenção de respostas que não tinham a ver com a pergunta completam a lista de indicadores desse problema.
Dificuldades tornam a lição de casa um desafio
Se o seu filho tem mais dificuldade para executar as lições de casa do que outras crianças, perde facilmente o controle ou a atenção e se não consegue seguir instruções corretamente, esse pode ser um indício de dificuldade no processo de aprendizado.
Essa questão pode estar relacionada tanto à dificuldade de relembrar o que foi ensinado quanto à dificuldade em manter a concentração para seguir etapas de uma tarefa.
Por isso, vale ficar atenta e participar do momento de fazer a tarefa para identificar se existe algo de errado.
Escrita fora do padrão pode indicar dificuldades de aprendizagem
Quando uma criança ou adolescente tem uma grafia que não parece adequada para os padrões, esse pode ser um sinal de dificuldade em aprender.
Nesse caso, a pessoa tem dificuldades em controlar músculos da mão que permitam a desenvoltura da grafia, levando a um problema conhecido como disgrafia.
Esse problema gera dificuldade no processo de aprendizado porque o estudante gasta mais energia escrevendo e se focando no texto do que prestando atenção na aula em si. Por isso, nem toda letra considerada feia é questão puramente de desleixo.
Um comportamento inquieto, a falta de atenção, as dificuldades em fazer tarefas de casa e a escrita fora do padrão indicam dificuldades de aprendizagem de maneira geral. Sendo assim, é fundamental buscar ajuda especializada para conseguir que os resultados não sejam afetados.
Seu filho passa por alguma dessas situações? Conte nos comentários e compartilhe a sua experiência. Para mais dicas, acesse o nosso blog.
Escrito por:
Ana Cintia Matos