Educação alimentar na escola: conheça os 4 principais benefícios

educação alimentar na escola
É impossível negar, hoje, o papel que a alimentação tem na nossa saúde. São muitos os benefícios e malefícios que uma escolha alimentar pode fazer na nossa qualidade de vida e, por isso, é tão indispensável que a educação nesse aspecto seja uma prática contínua e essencial no dia a dia de qualquer pessoa.
Para as crianças a educação alimentar na escola é o primeiro passo que deve ser tomado em busca de um futuro mais saudável para esses pequenos. Apresentamos neste artigo os principais benefícios de se optar por praticar a educação alimentar na escola.

1. Aprender sobre os principais efeitos da alimentação na saúde

Você sabe quais são os reais efeitos da sua alimentação na sua saúde? Lembra de ter aprendido algo tão importante sobre esse tema quando era a sua época de ir à escola? É claro que antigamente a alimentação não era tão apontada como vilã da saúde como é hoje, mas a maneira como nossa relação com as comidas mudou, forçou a prática da reeducação alimentar como nunca foi feita antes.
Para comer bem é preciso começar desde novo, e é por isso que a educação alimentar na escola é um passo importante a ser tomado para a saúde de toda a população. Ao aprender melhor sobre o que comer e como comer, nossas crianças terão muito mais cuidado com as escolhas que farão para viver bem no futuro.

2. Criar uma boa relação com a comida desde pequeno

O segredo para que a alimentação não seja uma vilã da sua saúde é criar com ela, desde pequenos, uma boa relação com a comida. É preciso sim aprender a comer um pouco de tudo, mas de maneira equilibrada e séria — e a base de tudo isso é a boa relação com os alimentos.
A educação alimentar na escola permite que os alunos tenham mais contato com os alimentos disponíveis para consumo no Brasil. Nesses encontros, eles descobrem novos sabores, aromas e características que jamais imaginaram perceber em alimentos que nem sempre são apresentados para eles na rotina de casa. A proximidade com a comida, faz com que eles desenvolvam mais capacidade de se adaptar ao novo, e dessa maneira, comer de tudo com muito mais facilidade.educação alimentar na escola

3. Fazer escolhas certas e não radicais na hora de comer

Comer bem não significa ser radical e cortar tudo que parece fazer mal para a saúde. Comer bem significa saber fazer escolhas certas e essa também é uma missão da educação alimentar na escola.
Quando as crianças conhecem os alimentos, seus efeitos, benefícios e possíveis malefícios para a saúde, vão saber exatamente quando podem tomar determinadas escolhas e quando é preciso evitar determinados produtos. Sem sofrimento, sem radicalismo, mas sim equilibrando as opções de acordo com a necessidade e a importância que ela tem para sua saúde.

4. Colocar a mão na massa e aprender a preparar seu próprio alimento

Não existe melhor maneira de aprender a gostar de comer bem do que ser o responsável pela produção do seu próprio alimento. Plantar, colher, cortar, preparar, cozinhar e servir seus próprios produtos são maneiras simples de desenvolver um carinho e maior atenção com esses alimentos, garantindo uma melhor relação com eles.
Na educação alimentar na escola, o contato com o alimento é direto, e o hábito de colocar a mão na massa torna o aprendizado muito mais prazeroso.

A educação alimentar na escola deve complementar o trabalho feito em casa

A educação alimentar não é apenas uma obrigação das escolas modernas, mas sim o complemento de um trabalho iniciado em casa. Ninguém é melhor exemplo para as crianças do que seus próprios pais e, por isso, é preciso começar em casa as mudanças alimentares, para que elas resultem em bons frutos com o aprendizado complementar na escola. Lembre-se disso!
O que você acha da importância da educação alimentar na escola? Compartilhe suas opiniões com a gente!

Escrito por:
Ana Cintia Matos