Falta de interesse nos estudos: por que isso acontece com o seu filho?
Elaborar situações de aprendizagem é muito importante para o desempenho escolar. Ambientes propícios, assim como uma rotina estruturada, são questões que podem contribuir para a melhora dos resultados.
Também é fundamental compreender quais são as causas da falta de interesse nos estudos, situação que não é atípica. A partir desse entendimento, é possível gerar um processo mais fluido e que oferece efeitos mais interessantes.
A seguir, entenda um pouco mais sobre o que pode estar acontecendo com o seu filho caso ele esteja encarando a falta de motivação para aprender.
O incentivo ao estudo diário
Deixar para estudar somente antes de uma prova ou teste é uma das receitas que levam ao desinteresse. Basicamente, o problema surge devido à inexistência de hábito. Como estudar não é uma constante, o aluno fica desinteressado quando tem que fazê-lo.
Para lidar com essa questão, vale mais a pena incentivar o estudo diário. Criar uma rotina em que se estuda um pouco a cada dia é muito mais eficaz do que aquela em que as matérias e aprendizados se acumulam para serem revistas em poucos dias.
Distrações causam a falta de interesse nos estudos
Estudar em um ambiente repleto de distrações acaba com a concentração e aumenta as chances de que seu filho não absorva aquilo a que está se dedicando. O rendimento menor, inclusive, também contribui para a falta de interesse nos estudos.
Especialmente no mundo de hoje, os aparelhos eletrônicos são tentações e gargalos de desempenho. A melhor forma de contornar essa questão, portanto, é evitar que o aluno realize sua rotina cercado desse tipo de recurso.
Evite que o processo de aprendizagem aconteça com a televisão ligada e afaste, também, celulares e outros aparelhos que, nesse momento, se tornam mais interessantes do que o assunto dos livros.
As interrupções
Mesmo em matérias que não envolvem cálculos, a continuidade do raciocínio é fundamental para o aprendizado. Além de ter tudo a ver com o foco, trata-se de uma questão de desenvolver uma sequência lógica de fatos e conceitos.
Essa realidade se torna impossível de ser concretizada se ocorrem interrupções o tempo todo. Caso o seu filho pare constantemente para lanchar, buscar material de apoio ou atender solicitações diversas, a desmotivação é o resultado certo.
Crie, portanto, um ambiente tranquilo e propício para que os resultados sejam obtidos de maneira fluida e longe das paralisações inesperadas.
A saúde física e psicológica do seu filho
Para render nessa atividade, o aluno precisa estar completamente concentrado naquilo que está fazendo. Alguns problemas de saúde, tanto física quanto psicológica, podem atrapalhar o rendimento e gerar a falta de interesse nos estudos.
Por isso, é necessário ficar de olho em como anda a saúde. Problemas de visão, postura, ansiedade, depressão e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) podem influenciar a participação e o interesse. Inclusive, o próprio bullying pode ser um fator.
Caso note algo de diferente ou alguma dificuldade que não se relaciona ao ambiente, a busca por um especialista é mais do que recomendada.
A falta de interesse nos estudos pode ser causada por uma série de questões e elas devem ser resolvidas adequadamente. Em geral, a criação de ambientes e rotinas de aprendizagem garantem que o desempenho tenha uma sensível melhora, mas questões de saúde não devem ser ignoradas.
O seu filho está passando por isso? Compartilhe suas experiências nos comentários.
Escrito por:
Ana Cintia Matos